As fortes chuvas que atingem a Coreia do Sul causaram deslizamentos de terra, transbordamento de uma barragem. Até este sábado (15), 22 pessoas foram mortas, 14 estão desaparecidas e milhares foram evacuadas de suas casas.

Até as 18h, em horário local, 4.763 pessoas haviam sido evacuadas em todo o país, de acordo com o Ministério do Interior e Segurança, quando houve o transbordamento da barragem na província de Chungcheong do Norte pela manhã.

As ordens de evacuação dos governos locais cobriram mais de 7.000 pessoas em vários momentos, de acordo com as autoridades provinciais.

A contagem deve aumentar à medida que mais chuvas fortes são esperadas na península coreana no domingo, previu a Administração Meteorológica da Coreia.

A Korea Railroad Corp disse que estava parando todos os trens normais e alguns trens-bala, enquanto outros veículos de operação rápida podem ser atrasados ​​devido à operação mais lenta, já que os deslizamentos de terra, inundações e queda de barreiras ameaçam a segurança.

Um trem lento descarrilou na noite de sexta-feira (14), quando um deslizamento de terra jogou terra e areia sobre os trilhos na província de Chungcheong do Norte, informou o Ministério dos Transportes. O maquinista ficou ferido, mas não havia passageiros a bordo.

Em uma reunião com agências governamentais no sábado, o primeiro-ministro Han Duck-soo pediu que os militares participem ativamente das atividades de resgate, trabalhando com funcionários do governo para mobilizar equipamentos e mão de obra.

Fonte: CNN Brasil