O requerimento de convocação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Marco Edson Gonçalves Dias foi aprovado pela CPI do MST da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11).

Ele irá depor na condição de testemunha para explicar as ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de invasões de terra no início do ano.

A convocação do ex-ministro foi realizada devido ao fato da Abin ter sido subordinada ao GSI até março deste ano. A principal função da Abin é produzir informações que são repassadas à Presidência da República. Atualmente, a agência integra a Casa Civil.

Segundo o relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), a Abin é responsável pelo monitoramento de invasões de terra desde 2009.

“Essa documentação que a Abin disponibiliza desde 2009 dá conta de uma repetição de um modus operandi e uma série de situações que tornam essa conduta criminosa previsível para o poder público” concluiu o deputado.

Ainda durante a sessão, foram retirados de pauta os requerimentos de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. O presidente da Comissão, deputado tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), disse que os pedidos vão ser incluídos na pauta desta quarta-feira (12). A justificativa para ouvi-lo seriam as invasões de terra que ocorreram na Bahia na época em que ele foi governador do estado.

O presidente da CPI também confirmou que, após a reunião desta quarta-feira, os trabalhos serão suspensos devido ao recesso parlamentar. Serão retomados em 1° de agosto com a oitiva de José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).

*Sob supervisão de Larissa Arantes, da CNN

Fonte: CNN Brasil