Pessoas fazem buscas em casa destruída

Crédito, Getty Images

O Estado americano do Mississipi foi atingido por um forte tornado na semana passada

28 março 2023

“Eu nunca tinha visto algo tão violento ou ouvido aquele barulho, que parece uma buzina de trem vindo na sua direção.”

Com estas palavras Stephanie Cox, uma caçadora de tempestades, descreveu o arrasador tornado que na semana passada atingiu o Estado do Mississippi, nos Estados Unidos, causando 26 mortes e grandes danos.

“Ainda não consigo superar o que vi”, disse Cox à BBC sobre o fenômeno climático que ela chamou de “monstruoso”.

E a caçadora de tempestades provavelmente já viu muita coisa. Ela mora em Oklahoma, Estado cuja capital, Oklahoma City, é considerada a cidade mais atingida por tornados no país.

Já foram mais de 170 deles, segundo estimativas do Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (SPC-NOAA, na sigla em inglês).

Carro e pessoa em frente a furacão

Crédito, Getty Images

EUA registram cerca de 1.200 tornados por ano

A seção de perguntas frequentes sobre tornados no site do SPC-NOAA diz que “os EUA continuam sendo o principal local onde ocorrem tornados”, embora seja difícil medir o número de fenômenos desse tipo que ocorrem no mundo. Isso acontece por diversos motivos, entre eles diferenças metodológicas.

Nos EUA, em média, cerca de 1.200 tornados são registrados a cada ano.

Outros lugares onde esses fenômenos ocorrem com frequência são as províncias canadenses de Alberta, Manitoba e Saskatchewan, o nordeste do México, Bangladesh, Reino Unido, o norte da Argentina, o sul do Brasil e o sudoeste da Rússia.

Mas o que torna os EUA tão propensos a tornados?

Localização e conjunção de fatores

Os cientistas dizem que as causas que levam à formação de tornados ainda não são completamente entendidas. Mas sabe-se que eles tendem a ocorrer quando o ar frio e seco colide com o ar quente e úmido.

E isso acontece com mais frequência em latitudes médias, exatamente onde ficam os EUA.

Além disso, há o ar frio que flui livremente do norte através das Grandes Planícies, a proximidade das águas quentes do Golfo do México e o ar seco vindo das Montanhas Rochosas.

Nos EUA, costuma-se falar em um “corredor de tornados” para se referir a essas áreas.

Especialistas apontam que não é por acaso que as regiões do México e do Canadá onde ocorrem mais tornados são as adjacentes aos Estados Unidos.

No entanto, os especialistas apontam que as tendências recentes indicam que existe uma segunda zona de risco que se estende do sudeste do país em direção ao norte pela região do Médio Atlântico.

O SPC-NOAA adverte que o “corredor de tornados” representa apenas um mapa dos locais onde tem havido maior ocorrência deste tipo de fenómenos.

“Tornados violentos ou que causam muitas mortes ocorrem fora deste corredor de tornados todos os anos. Os tornados podem ocorrer em quase qualquer lugar nos EUA, inclusive a oeste das Montanhas Rochosas e a leste dos Apalaches, e até mesmo no Canadá e no exterior”, diz o site.

Fonte: BBC