A Coreia do Norte disparou oito mísseis balísticos de curto alcance nas águas de sua costa leste, neste domingo (5), segundo informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Os mísseis foram lançados da área de Sunan, perto da capital norte-coreana Pyongyang, em águas a leste da península coreana entre 9h08 e 9h43, horário local, em Seul.

O chefe de segurança nacional sul-coreano, Kim Sung-han, realizará uma reunião do comitê permanente do Conselho de Segurança Nacional para discutir o lançamento, disse o gabinete presidencial.

O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, também confirmou um lançamento pelas redes sociais, dizendo que a Coreia do Norte lançou um “possível míssil balístico”. Foi declarado ainda que o público será informado assim que mais informações estiverem disponíveis.

O míssil marca o 17º lançamento da Coreia do Norte este ano. A última, em 25 de maio, ocorreu no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concluía sua viagem à Ásia e retornava ao seu país.

Em resposta ao lançamento de hoje, os militares sul-coreanos reforçaram sua vigilância e estão “cooperando estreitamente e mantendo uma postura de prontidão total com os EUA”, comunicou o Estado-Maior Conjunto.

O lançamento também ocorre um dia depois que as marinhas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos concluíram um exercício combinado de três dias nas águas de Okinawa, no Japão, confirmaram militares da Coreia do Sul à CNN.

Em um comunicado à imprensa, a Marinha dos EUA disse que implantou seu porta-aviões movido a energia nuclear, o USS Ronald Reagan, juntamente com o Carrier Strike Group 5.

Também envolvido no exercício estava o ROKS Sejong The Great da Marinha sul-coreana e o navio de assalto anfíbio Marado, disse a Marinha dos EUA.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil