A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção ao mar ao largo de sua costa leste no domingo (25), antes de exercícios militares planejados por forças sul-coreanas e norte-americanas envolvendo um porta-aviões e uma visita à região do vice-presidente norte-americana Kamala Harris.

Os militares da Coreia do Sul disseram que foi um único míssil balístico de curto alcance disparado perto da área de Taechon, na província de Pyongyan do Norte, pouco antes das 7h.

O ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse que o Japão estimou que atingiu a altitude máxima em 50 km e pode ter voado em uma trajetória irregular. Hamada disse que está fora da zona econômica exclusiva do Japão e não houve relatos de problemas com transporte marítimo ou aéreo.

O lançamento ocorre após a chegada do porta-aviões americano USS Ronald Reagan, movido a energia nuclear, à Coreia do Sul para participar de exercícios conjuntos com as forças sul-coreanas e antes de uma visita planejada a Seul esta semana por Harris.

Foi a primeira vez que o Norte realizou um lançamento desse tipo depois de disparar oito mísseis balísticos de curto alcance em um dia no início de junho, o que levou os Estados Unidos a pedir mais sanções por violar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte rejeita as resoluções da ONU como uma violação de seu direito soberano de autodefesa e exploração espacial, e criticou exercícios conjuntos anteriores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul como prova de suas políticas hostis.

Os exercícios também foram criticados pela Rússia e pela China, que pediram a todos os lados que não tomem medidas que aumentem as tensões na região e pediram um afrouxamento das sanções.

Depois que a Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de mísseis no início deste ano, incluindo seus mísseis balísticos intercontinentais pela primeira vez desde 2017, os Estados Unidos e a Coreia do Sul disseram que impulsionariam exercícios conjuntos e demonstrações militares de poder para deter Pyongyang.

“Os exercícios de defesa não vão impedir os testes de mísseis norte-coreanos”, disse Leif-Eric Easley, professor de assuntos internacionais da Universidade Ewha, em Seul.

Mas a cooperação de segurança entre EUA e Coreia do Sul ajuda a deter um ataque norte-coreano e combater a coerção de Pyongyang, e os aliados não devem permitir que provocações os impeçam de realizar treinamento militar e intercâmbios necessários para manter a aliança, acrescentou.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou no sábado que a Coreia do Norte também pode estar se preparando para testar um míssil balístico lançado por submarino (SLBM), citando os militares do Sul.

Fonte: CNN Brasil