Para enfrentar uma epidemia de gripe na região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo do estado e a prefeitura decidiram instalar tendas de atendimento em Unidade de Pronto Atendimento (UPAs). A decisão veio depois de os atendimentos dispararem na região metropolitana da capital fluminense na segunda quinzena de novembro e na primeira semana de dezembro.

Na terça-feira (7) a Vila Olímpica do Alemão, na Zona Norte do Rio, recebeu a primeira tenda instalada pela prefeitura do Rio. Ela foi montada com a expectativa de atender 500 pacientes por dia. O município ainda inaugurou outro polo de atendimento na Vila Olímpica de Honório Gurgel. Por parte da prefeitura, o plano prevê instalar sete ao todo.

Antes disso, tendas do estado já funcionavam espalhadas pela cidade.

Os pontos de atendimento foram montados nas UPAs de Marechal Hermes, Botafogo, Tijuca, Jacarepaguá e Penha. “Tem muito pouca internação. Está muito no ambulatorial. [A epidemia] é grave no [nível] ambulatorial, mas não está tendo mortes. Realmente precisa de mais locais de atendimento ambulatorial, e a gente está abrindo mais locais”, afirmou à CNN o governador Cláudio Castro na última quinta-feira (9).

Apesar do atendimento diferenciado para a gripe, a secretaria municipal de Saúde continua orientando as pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, façam também testagem para Covid-19. O estado sugere que “como a maioria dos casos não apresenta gravidade, o ideal é que as pessoas procurem atendimento num posto de saúde”.

A vacinação foi retomada nessa sexta-feira (10) depois de uma semana de espara com estoques de vacina contra Influenza zerados na capital fluminense. Já a vacina para coronavírus continua disponível para qualquer pessoa com 12 anos ou mais.

O problema não se limita à capital fluminense. A Divisão de Dados Epidemiológicos e Ambientais da Secretaria Estadual de Saúde apontou que outras cinco cidades da região metropolitana também tiveram aumento de casos de Influenza registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o que foi decisivo para classificiar a situação no estado como epidemia. São os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo.

Fonte: CNN Brasil