Tony Bennett, o lendário e multipremiado cantor que deixou uma marca indelével na música romântica norte-americana, morreu nesta sexta-feira (21) aos 96 anos.

A causa da morte não foi divulgada, mas ele enfrentava há anos o avanço da doença de Alzheimer, que o afastou definitivamente dos palcos em 2021.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”r6DUwMnDxEs”

Da canção mundialmente conhecida “I Left My Heart in San Francisco” à sua última parceria musical, dois albuns feitos com a cantora Lady Gaga, Tony Bennett colecionou marcos e fez história ao longo de oito décadas de carreira. Conheça abaixo seis fatos sobre o cantor.

Seis fatos sobre Tony Bennett

  1. O pianista de longa data de Bennett, Ralph Sharon, sugeriu que ele incluísse “I Left My Heart in San Francisco” em seu repertório. Sharon encontrou a partitura da música, escrita por George Cory e Douglas Cross, em uma gaveta enquanto fazia as malas para uma viagem.

  2. Bennett tinha uma resposta padrão para as pessoas que perguntavam se ele já estava cansado de cantar “I Left My Heart in San Francisco”: “Você se cansa de fazer amor?”

  3. Bennett chamou Frank Sinatra de seu melhor amigo, modelo e herói, embora eles não se encontrassem com tanta frequência. Ambos cresceram em famílias italianas à sombra da Manhattan, região que mais tarde conquistaram – Sinatra em Hoboken, Nova Jersey, Bennett no bairro de Queens, em Nova York. Ambos chegaram à fama cantando o que Bennett chamou de “The Great American Songbook” da canção popular.

  4. Bennett vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, gravou centenas de músicas e ganhou 20 prêmios do Grammy, incluindo um “Lifetime Achievement Award” – uma das principais categorias, dada pelo conjunto da obra de um artista.

  5. No outono de 2006, Bennett conquistou o álbum de maior sucesso de sua carreira, graças à estreia em terceiro lugar de “Duets: An American Classic” no ranking Billboard 200.

  6. A pintura era uma paixão para Bennett. Suas obras foram exibidas em galerias de todo o mundo, incluindo o Smithsonian American Art Museum, em Washington.

Relembre famosas citações sobre e de Tony Bennett

Bennett sobre ele mesmo

  • “Eu gosto das pessoas. Quero que gostem de mim e me divirto fazendo-as felizes.” – Entrevista à revista Time, 1964.
  • “Através da música e da arte, posso comunicar o que acredito ser a essência da vida – a verdade e a beleza. No meu tempo, já vi ambas saírem de moda, mas sempre voltam à moda novamente.” Entrevista à revista Good Housekeeping, 1995.
  • “Se você estudar os mestres – Picasso, Jack Benny, Fred Astaire – até o dia em que morreram, eles estavam se apresentando. Se você é criativo, fica mais ocupado à medida que envelhece.” Entrevista ao New York Times, 1999.
  • “O público me ensina. Eu sinto o que eles gostam e não gostam. Sou um servo do público.” Entrevista à CNN em 2007.

Outros sobre Bennett

“Na minha opinião, Tony Bennett é o melhor cantor do mercado.” Frank Sinatra, em entrevista à revista Life, 1965.

“Conheci dois presidentes no cargo. Conheci o Papa, Pavarotti – e Tony Bennett.” BB King em entrevista à revista AARP, 2003.

“Tony Bennett é o artista performático mais altruísta hoje. Ele dá crédito a todos com ele, incluindo o quarto jogador do triângulo.” Duke Ellington em sua autobiografia.

“Assistir a um show de Tony Bennett é se encontrar na presença de um artista que exala uma elegância natural tosca, desprovida de ares. Ele ainda pode terminar uma música como ‘Fly Me to the Moon’ ou ‘How Do You Keep the Music Playing?’ com um crescendo antiquado, quase operístico, mas ele faz com que esses finais triunfais cafonas grudem em seu coração.” Reportagem do New York Times, 2006.

“Eu sei a letra de ‘Cold, Cold Heart’ de cor, mas eu estava tremendo tanto de pé a um metro dele que tive que segurar a folha da letra para tentar me firmar. Mas ele era um cavalheiro. Foi a emoção de uma vida para mim.” Tim McGraw após gravar com Bennett, 2006.

“Outro dia, Tony disse: ‘Nunca em minha carreira não quis fazer isso’. Doeu. Seis meses atrás, eu não me sentia assim. Digo a Tony todos os dias que ele salvou minha vida.” Lady Gaga, dizendo ao The Guardian que teria desistido de cantar se não fosse Bennett, 2014.

FOTOS – Última parceria musical de Bennett foi com Lady Gaga

Fonte: CNN Brasil