A Coreia do Sul está envelhecendo – e suas instalações de atendimento estão mudando para acompanhar.

O número de creches no país encolheu quase um quarto em apenas alguns anos, refletindo a campanha malsucedida das autoridades para encorajar os casais a terem mais bebês.

Em 2017, havia mais de 40.000 creches, de acordo com novos números do governo divulgados na última sexta-feira – até o final do ano passado, esse número havia caído para cerca de 30.900.

Enquanto isso, à medida que a população envelhece rapidamente, o número de instituições para idosos aumentou de 76.000 em 2017 para 89.643 em 2022, de acordo com o ministério da saúde e bem-estar do país.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”0qKWq3DreKU”

As instalações para idosos incluem lares de idosos, hospitais especializados e agências de bem-estar que ajudam os idosos a navegar pelos serviços sociais. Enquanto isso, as creches listadas incluem serviços públicos, privados e corporativos.

A mudança ilustra um problema de anos que a Coreia do Sul não conseguiu reverter. Tem uma das populações que mais envelhecem e a menor taxa de natalidade do mundo, que vem caindo continuamente desde 2015, apesar das autoridades oferecerem incentivos financeiros e subsídios de moradia para casais com mais bebês.

Crianças fotografadas em Seul, Coreia do Sul, em 23 de novembro de 2021. / Anthony Wallace/AFP/Getty Images

Especialistas atribuem essa baixa taxa de natalidade a vários fatores, incluindo culturas de trabalho exigentes, salários estagnados, aumento do custo de vida, ônus financeiro de criar filhos, mudança de atitudes em relação ao casamento e à igualdade de gênero e crescente desilusão entre as gerações mais jovens.

No final dos anos 2000, o governo começou a alertar que eram necessárias medidas políticas para encorajar as famílias a crescer. Em setembro passado, o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol admitiu que mais de US$ 200 bilhões foram gastos tentando aumentar a população nos últimos 16 anos.

Mas até agora nada funcionou – e os efeitos têm sido cada vez mais visíveis no tecido social e no dia a dia.

Muitas escolas de ensino fundamental e médio estão fechando em todo o país devido à falta de crianças em idade escolar, segundo a agência de notícias coreana Yonhap, citando o ministério da educação.

Os números do órgão oficial de estatísticas do país mostram que o número geral de escolas de ensino fundamental e médio permaneceu estagnado por anos, aumentando apenas algumas dezenas desde 2015.

Em Daejeon, ao sul de Seul, uma dessas escolas abandonadas se tornou um local popular para fotógrafos e exploradores urbanos; as imagens mostram corredores estranhamente vazios e um pátio de escola coberto por grama selvagem.

Um fotógrafo do lado de fora de uma escola abandonada perto de Daejeon, Coreia do Sul, em 22 de março de 2014. / Ed Jones/AFP/Getty Images

Crises semelhantes foram observadas em outros países do Leste Asiático com queda nas taxas de natalidade. Uma aldeia no Japão passou 25 anos sem registrar um único nascimento. A chegada de um bebê em 2016 foi anunciada como um milagre, com idosos marchando até a casa do bebê para segurá-lo.

Enquanto isso, a expansão da população idosa da Coreia do Sul significou uma explosão na demanda por serviços para idosos, pressionando um sistema que luta para se manter atualizado.

A Coreia do Sul tem a maior taxa de pobreza entre os idosos entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com mais de 40% das pessoas com mais de 65 anos enfrentando “pobreza relativa”, definida pela OCDE como tendo renda inferior a 50% do rendimento médio disponível do agregado familiar.

“Na Coreia, o sistema previdenciário ainda está amadurecendo e as gerações atuais ainda têm pensões muito baixas”, escreveu a OCDE em um relatório de 2021.

Os especialistas apontam para outros fatores, como as tendências econômicas globais, o colapso das antigas estruturas sociais que obrigavam os filhos a cuidar de seus pais e o apoio insuficiente do governo para aqueles que lutam financeiramente.

Isso significa que muitos idosos sem-teto – parte de uma geração que ajudou a reconstruir o país após a Guerra da Coreia – precisam buscar ajuda em abrigos e refeitórios.

O rápido aumento de instalações para idosos nos últimos anos pode ajudar a aliviar alguns desses problemas. Mas as preocupações de longo prazo permanecem sobre o futuro da economia da Coreia, à medida que o número de jovens trabalhadores – que são cruciais para sustentar os sistemas de saúde e pensões – diminui lentamente.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil