A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção na noite desta segunda-feira (13) depois de fortes chuvas atingirem diversos pontos da capital fluminense.

O levantamento do Centro de Operações da prefeitura (COR) já contabiliza 12 bolsões de água em vias, uma árovre caída no centro da cidade e o fechamento da estrada Grajaú-Jacarepaguá, na zona Oeste.

Em três bairros do Rio de Janeiro, estruturas de alvenaria de imóveis desabaram: Grajaú, Laranjeiras e Vila Isabel.

Até as 21h, 15 sirenes da Defesa Civil na capital já tinham sido acionadas, incluindo os bairros da Mangueira e Vila Isabel, onde fica o Morro dos Macacos. Os Bombeiros não foram acionados. Um carro capotou na Av. Brasil, interditando uma pista da via expressa.

À CNN, o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil, informou que as equipes precisaram interditar seis casas na cidade de Cachoeira de Macacu. Seis famílias ficaram desabrigadas, num total de 25 pessoas.

A Defesa Civil também acionou 15 sirenes na cidade de São Gonçalo e outras duas Niterói, ambos municípios da região metropolitana da cidade.

Uma morte foi confirmada, uma pessoa foi retirada com vida dos escombros e dois adultos e uma criança seguem soterrados, de acordo com relatos de moradores da região.

A chuva começou muito forte na zona Norte da cidade, mas se deslocou para regiões das zonas Sul e Oeste, a mais populosa. Os maiores acumulados nos últimos 15 minutos foram nos bairros da Urca, Santa Teresa, Barra/Barrinha, Grota Funda e Barra da Tijuca, na região do Riocentro.

Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foram deslocadas para os bairros mais afetados para tentar desobstruir bueiros e ajudar no escoamento dos alagamentos.

Ao longo das últimas 24 horas os Bombeiros atenderam 75 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo 28 cortes de árvores, 26 salvamentos de pessoas presas ou ilhadas, 10 inundações e 9 desabamentos/deslizamentos.

Os Bombeiros informam ainda que Rio de Janeiro e São Gonçalo apresentam risco hidrológico muito alto.

Já as regiões Norte, Sul, Metropolitana e a Baixada Litorânea apresentam risco hidrológico alto.

Conceição de Macabu, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Macaé, Silva Jardim, Saquarema, Rio Bonito, Magé, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Casemiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Niterói e Tanguás também são pontos de atenção para alagamentos e inundações.

Fonte: CNN Brasil