Centenas de ciclistas nus percorreram as ruas da Cidade do México neste sábado (10) para participar do passeio mundial de bicicletas nuas para promover o uso de bicicletas em vez de carros.

Os manifestantes, alguns completamente nus ou em roupas íntimas, outros com pintura corporal estrategicamente posicionada, percorreram 15 quilômetros pela megalópole congestionada para exigir também respeito aos ciclistas.

Parte da ideia por trás do movimento é tornar os ciclistas mais visíveis e conscientizar os motoristas sobre a segurança dos ciclistas.

“É uma manifestação para pedir leis mais rígidas para os motoristas e também para educar os ciclistas. Os ciclistas têm benefícios, mas também temos muito mais responsabilidades para proteger nossa integridade física”, explica o organizador da manifestação na Cidade do México, Ernesto Osorio.

Estima-se que 5,6 milhões de veículos entopem as ruas da cidade em um dia normal, tornando um passeio de bicicleta no centro da cidade uma tarefa difícil.

Nos últimos anos, a Cidade do México, uma das maiores e mais poluídas cidades do mundo, lançou um ambicioso esquema de compartilhamento de bicicletas para cidadãos e construiu 206 km (128 milhas) de ciclovias em um esforço para combater a notória cultura automobilística da cidade.

“Andar de bicicleta é uma medicina preventiva. Sua saúde melhora significativamente quando você pedala uma vez por semana ou a cada dois ou três dias.”

Embora o uso da bicicleta esteja aumentando, os acidentes envolvendo motociclistas e carros são frequentes e às vezes fatais, e os motociclistas afirmam que precisam de uma infraestrutura melhor e mais segura, incluindo mais ciclovias.

(Publicado por Fábio Mendes)

Fonte: CNN Brasil