A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, fora um corredor que leva ar quente e úmido da região Norte do Brasil para o Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Áreas de instabilidade se formam nesses estados e provocam chuva forte.

Nesta sexta-feira (14), estas áreas de instabilidade se juntam com uma frente fria que está no mar e avança pelo litoral de São Paulo. Uma massa de ar quente predomina sobre as regiões Sudeste e Nordeste, deixando a umidade do ar baixa e dificultando a ocorrência de chuva. Na região Sul do Brasil, o tempo permanece muito instável no Paraná e em Santa Catarina, que podem ter chuva risco de chuva forte.

Veja a previsão do tempo completa para esta sexta-feira.

Na região Sul, o tempo fica chuvoso no litoral de Santa Catarina, no planalto Norte catarinense, no Vale do Itajaí e no Centro-Leste do Paraná. O Rio Grande do Sul tem muitas nuvens nesta sexta-feira, mas com períodos de sol. Chove apenas na divisa com Santa Catarina.

No Sudeste, o sol e o tempo quente e seco predominam em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Norte do Rio de Janeiro. Uma frente fria deixa o dia chuvoso no sul de São Paulo e na Baixada Santista. Pancadas de chuva ocorrem no Oeste de São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), na Mantiqueira, no Sul e na região Serrana Fluminense. A Grande São Paulo fica nublada no decorrer da tarde e pode garoar. Na região da cidade do Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens e deve garoar à noite.

Para a região Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol em Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte, com pancadas à tarde e à noite no Centro, Sul, Oeste e Norte de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá. O sol forte, o calor e o tempo seco predominam no Leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.

Na região Norte, esta sexta-feira será de muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol em quase todas as áreas. Há risco de chuva forte no Acre, em Rondônia, Amazonas e Roraima. No Pará e no Amapá, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. O sol forte o tempo seco predominam sobre o Tocantins e no sudeste do Pará.

O ar seco predomina sobre a região Nordeste, que apresenta sol forte e poucas nuvens em quase todos os estados. Há possibilidade de pancadas de chuva passageiras na faixa litorânea, na zona da mata e no agreste, desde o Ceará até o Sul da Bahia. Pode chover no Norte do Piauí, incluindo Teresina, e no Maranhão, exceto no Centro-Sul do estado.

(Com informações do Climatempo)

Fonte: CNN Brasil