Condições climáticas bastante distintas acontecem no Brasil neste domingo (18).

No Sul e no Norte do país, ocorrem chuvas ao longo do dia em vários estados das duas regiões. No Sudeste, a chegada de ar frio reduz as temperaturas.

O tempo firme predomina no Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás e Mato Grosso recebem chuvas com trovoadas. No Nordeste, as chuvas ocorrem na faixa litorânea e faz calor em todos os estados.

Chuvas no Sul e no Norte

Neste domingo, podem ocorrer pancadas fortes de chuva pelo Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná, devido a uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Oeste da região Sul. Um fenômeno meteorológico nos níveis baixos e médios da atmosfera, caracterizado por uma baixa pressão relativa e mais alongada, além de um corredor de umidade que vem da Amazônia e das correntes de vento em altitude, favorecem a formação dos temporais.

No Oeste gaúcho, a chuva vem a qualquer hora do dia, com acumulados elevados. Nas demais áreas onde chove do Sul do país, a precipitação vem a partir da tarde, com raios, rajadas de vento de mais de 60 km/h e queda de granizo. No Leste e no Nordeste de Santa Catarina e no litoral do Paraná, há pancadas de chuva isoladas e com fraca intensidade ao longo do dia, pela influência da umidade do ar que vem do oceano, por conta da circulação da área de alta pressão atmosférica.

Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas atingem praticamente toda a região Norte. Há condições para acumulados mais elevados no Sudoeste e Oeste do Pará, no Amazonas e em Roraima. O tempo firme predomina apenas no Acre, Sul de Rondônia, parte do Amapá e no Noroeste do Pará. As temperaturas são elevadas em todas as áreas da região.

Temperaturas caem no Sudeste

No Sudeste, a entrada de ar frio favorece a possibilidade de ocorrência de geada no Sul de Minas Gerais e diminui as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Algumas nuvens se formam, mas chove apenas no litoral Sul paulista e no Nordeste de Minas.

A frente fria, que tem seu ciclone extratropical na costa do Sudeste e no final da semana ajudou a causar mais de 80 milímetros de chuva em pontos do estado do Rio de Janeiro, agora avança mais pela costa baiana. O fenômeno causa pancadas de chuva no Norte capixaba e no Nordeste mineiro.

Domingo (18) será de altas temperaturas em toda a região Nordeste / Rafa Medeiros/Prefeitura do Recife

Calor no Nordeste e no Centro-Oeste

No Nordeste, a chuva permanece concentrada na faixa litorânea da região, com acumulados elevados sobre o Sul, assim como no Recôncavo Baiano e na região metropolitana de Salvador, com ventos entre 40 e 60 km/h. Nas demais áreas, o tempo firme e seco predominam e as temperaturas são elevadas em toda a região.

O céu ensolarado no Centro, Norte e interior da Bahia, no Centro-Sul do Piauí, no Centro-Oeste de Pernambuco, no Oeste da Paraíba, no Sudoeste do Rio Grande do Norte, no Centro-Sul do Ceará e área central do Maranhão pode provocar baixa umidade do ar no meio da tarde.

O calor estará presente na maior parte do Centro-Oeste neste domingo. O tempo firme predomina em todo o Mato Grosso do Sul, mas chove com trovoadas no Mato Grosso e em Goiás. A chuva no Mato Grosso é volumosa, com picos de intensidade e elevada chance de queda de granizo. Em Goiás, a chuva é bem isolada e mal distribuída.

(Com informações do Climatempo)

Fonte: CNN Brasil