A China enviou seu primeiro astronauta civil em órbita na terça-feira, ao lançar a missão Shenzhou-16 para sua estação espacial para sua segunda rotação de tripulação em órbita, marcando outro passo para o ambicioso programa espacial do país.

Os três astronautas do Shenzhou-16 decolaram do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto da província chinesa de Gansu, às 9h31. na manhã de terça-feira, dirigiu-se para a estação espacial Tiangong orbitando a Terra.

A tripulação – Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao – substitui os astronautas do Shenzhou-15, que estão no exterior da recém-concluída estação espacial Tiangong da China desde novembro, para iniciar seu próprio período de cinco meses a bordo da estação.

É a quinta missão tripulada da China à estação espacial desde 2021.

A tripulação do Shenzhou-15 a bordo da estação foi fotografada assistindo ao lançamento de sua tripulação substituta via transmissão ao vivo. As duas equipes se encontraram na estação cerca de 6,5 horas após o lançamento, disse a mídia estatal.

Entre a tripulação do Shenzhou-16, Gui, professor da prestigiada instituição aeronáutica da Universidade Beihang da China, que fez seu pós-doutorado no Canadá, é o primeiro civil chinês a participar de um voo espacial. Todos os outros astronautas foram membros do Exército Popular de Libertação da China.

Gui operará cargas úteis para experimentos espaciais, enquanto Jing e Zhu operarão e gerenciarão a espaçonave, além de realizar testes técnicos, disse a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) em entrevista coletiva na segunda-feira, apresentando a tripulação.

Jing, o comandante da missão, é um veterano do espaço que fez parte da primeira equipe de astronautas da China em 1998 e já completou três missões de voo tripulado. A missão marca os primeiros voos espaciais de Zhu e Gui, ambos nascidos em 1986.

A escolha de Gui para a tripulação gerou grande interesse na mídia online chinesa, não apenas por sua posição como o primeiro astronauta civil, mas por causa de um acessório que ele usava em fotos oficiais que normalmente não é visto naqueles que vão ao espaço – óculos.

Vários meios de comunicação responderam na segunda-feira à discussão online sobre como uma pessoa sem visão perfeita poderia ser fisicamente liberada para uma missão espacial.

O jornal estatal China Daily citou o ex-astronauta Yang Liwei, agora um alto funcionário do programa espacial tripulado da China, explicando que, à medida que a divisão do trabalho nas missões se tornava mais especializada, havia critérios diferentes para os diferentes membros da tripulação.

Vários artigos também detalhavam o rigoroso treinamento que Gui passou antes da missão, incluindo sobrevivência no deserto, testes de privação de sono, treinamento em centro de fuga e exercícios subaquáticos para habilidades operacionais.

As regras da NASA para seus astronautas afirmam que “a acuidade visual para longe e para perto deve ser corrigível para 20/20 em cada olho”. Mas acrescenta: “O uso de óculos é aceitável.”

O lançamento do Shenzhou-16 ocorre no momento em que a China avança rapidamente em suas capacidades no espaço – inclusive através do estabelecimento de sua estação espacial Tiangong, que concluiu sua construção básica no ano passado e espera-se que opere e hospede astronautas por pelo menos uma década.

Isso poderia torná-lo o único posto avançado em órbita para pesquisa científica após o esperado fim das operações da Estação Espacial Internacional em 2030.

A China procurou abrir sua estação para colaborar com parceiros internacionais, inclusive hospedando experimentos de outros países.

Durante anos, Pequim tem aproveitado sua proeza crescente como potência espacial global para oferecer parcerias e oportunidades de desenvolvimento a outros países como parte de sua diplomacia.

Embora a construção em órbita da estrutura de três módulos em forma de T da estação espacial tenha sido concluída no ano passado, há planos para expandir a estrutura e ampliar suas capacidades de pesquisa nos próximos anos, de acordo com a mídia estatal.

O módulo principal de Tiangong entrou em órbita pela primeira vez em 2021, marcando o primeiro grande passo em um sonho de estação espacial imaginado pelo governo desde 1992.

O momento foi saudado pela mídia oficial na época como “embarcar formalmente na construção de uma das maiores e mais sofisticadas instalações espaciais da humanidade”.

A China terá três missões espaciais para a aplicação e desenvolvimento de sua estação espacial em 2023, disse a CMSA no início deste ano.

Além do lançamento de terça-feira, eles incluem a nave de carga Tianzhou-6, que foi lançada no início deste mês, e a segunda espaçonave tripulada Shenzhou-17 no final deste ano.

Em sua coletiva de imprensa na segunda-feira, a CMSA também reiterou o plano da China de um pouso lunar tripulado até 2030.

Com colaboração de Martha Zhou, Dhruv Tikekar e Alex Stambaugh)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil