O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, prometeu neste domingo (26) que haveria “custos reais” para a China se o país fornecer ajuda letal à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.

“De nossa perspectiva, na verdade, esta guerra apresenta complicações reais para Pequim. E Pequim terá que tomar suas próprias decisões sobre como proceder, se fornecerá assistência militar. Mas, se for por esse caminho, terá um custo real para a China. E acho que os líderes da China estão avaliando isso ao tomar suas decisões”, disse Sullivan a Dana Bash, da CNN, em “State of the Union”.

Em conversas diplomáticas com a China, acrescentou, os EUA “não estão apenas fazendo ameaças diretas. Estamos apenas expondo as apostas e as consequências, como as coisas aconteceriam. E estamos fazendo isso de forma clara e específica a portas fechadas”.

Os comentários de Sullivan vêm em um momento crítico da guerra na Ucrânia. Os EUA têm informações de que o governo chinês está considerando fornecer à Rússia drones e munições para uso na guerra, disseram à CNN três fontes familiarizadas com a inteligência.

Não parece que Pequim tenha tomado uma decisão final ainda, disseram as fontes, já que as negociações entre a Rússia e a China sobre o preço e o escopo do equipamento estão em andamento.

Desde a invasão da Ucrânia, a Rússia solicitou repetidamente drones e munições da China, disseram as fontes familiarizadas com a inteligência, e a liderança chinesa tem debatido ativamente nos últimos meses se deve ou não enviar a ajuda letal.

“Posso concordar com o povo americano ao dizer que a guerra é imprevisível”, disse Sullivan no domingo, quando perguntado se os EUA poderiam continuar apoiando a Ucrânia nos níveis atuais daqui a um ano.

“Um ano atrás, estávamos todos nos preparando para a queda de Kiev em questão de dias. Um ano depois, Joe Biden estava com o presidente Zelensky em Kiev, declarando que Kiev está de pé. Portanto, não posso prever o futuro, nem ninguém. E qualquer um que esteja sugerindo que pode definir para você como e quando esta guerra terminará não está nivelando com o povo americano ou qualquer outra pessoa”, disse ele.

Sullivan também reiterou as observações de Biden na sexta-feira de que o governo estava descartando o fornecimento de caças F-16 para a Ucrânia “por enquanto”.

“Esta fase da guerra requer tanques, veículos de combate de infantaria, veículos blindados, artilharia, sistemas táticos de defesa aérea, para que os combatentes ucranianos possam retomar o território atualmente ocupado pela Rússia”, disse Sullivan.

“Os F-16 são uma questão para um momento posterior.”

O presidente de Relações Exteriores da Câmara, Michael McCaul, disse neste domingo que o Congresso “certamente pode escrever em nossos projetos de lei de dotações, priorizando sistemas de armas” para a Ucrânia.

“Pretendemos fazer isso”, disse o republicano do Texas quando questionado sobre o que o Congresso poderia fazer para pressionar o governo Biden a fornecer sistemas de mísseis de longo alcance, como ATACMS ou F-16 para a Ucrânia.

“Sei que o governo diz: ‘O tempo que for preciso’. Acho que com as armas certas, não deve demorar tanto”, disse McCaul.

“Essa coisa toda está demorando muito. E realmente não tinha que acontecer dessa maneira.”

O domingo também marcou o aniversário de nove anos da ocupação russa do território ucraniano da Crimeia. O Departamento de Estado dos EUA reafirmou que “a Crimeia é a Ucrânia”.

“Os Estados Unidos não reconhecem e nunca reconhecerão a suposta anexação da península pela Rússia”, disse o porta-voz do departamento, Ned Price, em um comunicado, chamando a tomada da Crimeia pela Rússia em 2014 de “uma clara violação do direito internacional e da soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Sullivan, no entanto, não disse se o governo Biden apoiaria a decisão da Ucrânia de que a vitória significaria a retomada da Crimeia.

“O que finalmente acontecer com a Crimeia, no contexto desta guerra e um acordo para esta guerra, é algo para os ucranianos determinarem com o apoio dos Estados Unidos”, disse ele a Bash.

Andrew Millman e Sam Fossum, da CNN, contribuíram para esta reportagem

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil