China e Rússia estão enviando delegações de alto nível para a Coreia do Norte esta semana em uma rara visita diplomática na nação isolada que se prepara para o 70º aniversário do fim da Guerra da Coreia.

A Coreia do Norte fechou suas fronteiras durante a pandemia de coronavírus, aprofundando o isolamento de um país que já é um dos lugares mais isolados do mundo – agora seus aliados mais próximos devem visitá-lo para um momento de importância histórica.

O oficial do Partido Comunista Chinês, Li Hongzhong, que faz parte do comitê central de formulação de políticas do partido e ocupa uma posição de liderança no órgão superior de seu carimbo Parlamento, liderará uma delegação a Pyongyang esta semana, de acordo com um comunicado de Hu Zhaoming, porta-voz do Departamento de Ligação Internacional do Comitê Central.

Acredita-se que a visita seja a delegação de mais alto nível da China desde a pandemia de coronavírus.

Li participará das cerimônias que marcam o 70º aniversário do acordo de armistício que pôs fim à Guerra da Coreia e sua visita ocorre após um convite da Coreia do Norte, disse o comunicado.

“A visita será significativa pelo que diz sobre o apoio de Pequim à Coreia do Norte, bem como a disposição de Pyongyang de relaxar as restrições de fronteira da era pandêmica”, disse Leif-Eric Easley, professor de estudos internacionais da Ewha Womans University em Seul.

Uma delegação russa liderada pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, também visitará a Coreia do Norte de 25 a 27 de julho para o 70º aniversário, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

“Esta visita ajudará a fortalecer os laços militares russo-norte-coreanos e será uma etapa importante no desenvolvimento da cooperação entre os dois países”, afirmou o Ministério da Defesa.

O jornal estatal norte-coreano KCNA também noticiou a próxima “visita comemorativa” para o aniversário em 27 de julho, que a Coreia do Norte chama de “Dia da Vitória”.

Tanto a Rússia quanto a China são aliados de longa data de Pyongyang.

No outono de 1950, a China enviou um quarto de milhão de soldados para a península coreana, apoiando seu aliado norte-coreano e repelindo as forças combinadas da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e de outros países sob o Comando das Nações Unidas.

Mais de 180.000 soldados chineses morreram na Guerra da Coréia, ou o que Pequim chama de Guerra para Resistir à Agressão dos EUA e Ajudar a Coréia.

A União Soviética também apoiou a Coreia do Norte durante a guerra e, ao longo das décadas, Moscou tem sido um forte aliado da Coreia do Norte, especialmente porque os dois compartilham uma animosidade conjunta em relação ao Ocidente.

Mas Easley observou que a Coreia do Sul está obtendo uma demonstração muito maior de apoio internacional para as comemorações do aniversário do armistício, com a presença esperada de representantes de 22 países.

Novos testes de mísseis

A visita chinesa e as cerimônias que marcam o 70º aniversário do armistício de 1953 que pôs fim aos combates na península coreana ocorrem em meio a tensões latentes entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e seu aliado americano.

Pyongyang testou com frequência mísseis proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, em várias ocasiões, os EUA e a Coreia do Sul mobilizaram meios militares como submarinos e bombardeiros com capacidade nuclear.

A Coreia do Norte continuou seu ritmo tórrido de testes de mísseis na segunda-feira, quando disparou dois mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) da área de Pyongyang nas águas da costa leste da península, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).

Os mísseis foram lançados por volta das 23h55, horário local, voando por cerca de cinco minutos ou 400 quilômetros (248 milhas) antes de cair na água, segundo o JCS.

Na segunda-feira, o submarino de ataque da Marinha dos EUA USS Annapolis fez uma escala na Base Naval de Jeju, na ilha ao largo da costa sul da Coreia do Sul, de acordo com o porta-voz da Marinha sul-coreana Jang Do-young.

O submarino estava parando na ilha para reabastecer suprimentos militares durante uma missão de operações, disse Jang.

A visita de Annapolis segue a chegada muito mais provocativa do submarino de mísseis balísticos com capacidade nuclear USS Kentucky ao porto sul-coreano de Busan na semana passada.

A Coreia do Norte disse que a visita do “boomer”, um submarino de mísseis balísticos da classe Ohio que pode transportar até 20 mísseis e 80 ogivas nucleares, a Busan cruzou uma “linha vermelha” e disse que tais provocações podem produzir uma resposta drástica de Pyongyang.

“Lembro aos militares dos EUA o fato de que a visibilidade cada vez maior da implantação do submarino nuclear estratégico e de outros ativos estratégicos pode cair nas condições do uso de armas nucleares especificadas na lei da RPDC sobre a política de força nuclear”, disse um comunicado do ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, publicado pela mídia estatal.

Silêncio da Coreia do Norte sobre o soldado dos EUA

As relações ficaram ainda mais complicadas com a decisão de um soldado dos EUA de cruzar a fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul na semana passada na zona desmilitarizada que separa as duas nações.

Acredita-se que o soldado Travis King, que estava enfrentando uma ação disciplinar e deveria voltar para os EUA um dia antes de fugir, seja o primeiro soldado dos EUA a entrar na Coreia do Norte desde 1982.

Na segunda-feira, o vice-comandante do Comando das Nações Unidas (UNC), general Andrew Harrison, disse que uma “conversação começou” com a Coreia do Norte sobre King.

Duas autoridades dos EUA disseram à CNN que a Coreia do Norte reconheceu ter recebido contato da UNC, uma força militar multinacional que inclui os Estados Unidos que lutou ao lado da Coreia do Sul durante a Guerra da Coreia de 1950-53.

Mas Pyongyang não parece estar respondendo diretamente a Washington.

O Departamento de Estado dos EUA não recebeu uma resposta às suas mensagens sobre King, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matt Miller, na segunda-feira. Ele também disse que entendia que os militares dos EUA não receberam uma resposta.

Do lado da UNC, Miller disse entender “que não houve novas comunicações desde a semana passada, comunicações que aconteceram nos primeiros dias”, mas que o governo norte-coreano acusou o recebimento da mensagem.

Coreia do Norte desenvolve programa de mísseis balísticos intercontinentais:

“Não tenho conhecimento de nenhuma nova comunicação, além daquelas que aconteceram nas primeiras horas, nos primeiros dias depois que ele cruzou a fronteira”, disse Miller em um briefing do Departamento de Estado na segunda-feira.

King não foi visto ou ouvido publicamente desde que cruzou para a Coreia do Norte na última terça-feira, e a Coreia do Norte também não disse nada sobre o status ou condição do soldado desaparecido.

Suas razões para cruzar a fronteira para um dos lugares mais autoritários do mundo – e um país com o qual os EUA não têm relações diplomáticas – até agora permanecem um mistério.

Easley, professor da Ewha Womans University, disse que qualquer resposta rápida de Pyongyang sobre o status do rei era improvável, especialmente à luz das comemorações do armistício.

“É improvável que a Coreia do Norte se envolva no caso de Travis King até que seu interrogatório e quarentena estejam completos e depois que o regime de Kim celebrar seu chamado Dia da Vitória”, disse Easley.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil