O chefe da Agência Nacional de Polícia do Japão, Itaru Nakamura, expressou nesta quinta-feira (25) seu desejo de renunciar para assumir a responsabilidade pelo assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em julho, informou o jornal local “Nikkei”.

Nakamura anteriormente lamentou o fracasso da polícia em proteger Abe em sua aparição em um comício de campanha em 8 de julho e admitiu que havia falhas no plano de proteção para o ex-premiê.

O fato de um ex-primeiro-ministro ser morto a tiros à queima-roupa em plena luz do dia em um país com uma das taxas mais baixas de crimes com armas do mundo abalou o Japão e repercutiu em todo o mundo.

Abe, de 67 anos, foi declarado morto pouco mais de cinco horas depois de ser baleado enquanto fazia um pronunciamento de campanha na frente de uma pequena multidão em uma rua.

No momento do tiroteio, Abe estava falando em apoio aos candidatos do Partido Liberal Democrático (LDP) antes das eleições para a Câmara Alta do país.

Apesar de renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Japão em 2020 por motivos de saúde, o ex-premiê permaneceu uma figura influente no cenário político do país e continuou a fazer campanha pelo LDP.

Fonte: CNN Brasil