John Hinckley, o homem que feriu o então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e outras três pessoas em uma tentativa de assassinato em 1981, foi liberado da prisão nesta quarta-feira (15) em cumprimento a uma ordem de um juiz federal.

Ele recebeu liberdade condicional em tempo integral em 2016, após 30 anos em um hospital psiquiátrico em Washington, e viveu com sua mãe na Virgínia até a morte dela, no ano passado.

Um júri o considerou inocente por motivo de insanidade em seu julgamento de 1982, levando o Congresso e alguns estados a aprovar leis restringindo o uso da insanidade como defesa.

“Após 41 anos 2 meses e 15 dias, FINALMENTE LIBERDADE!!!” Hinckley, 67, escreveu em sua conta no Twitter na tarde de quarta-feira.

Em setembro passado, o juiz distrital dos EUA Paul Friedman decidiu que Hinckley estava “mentalmente estável”, cumpriu os termos de sua libertação condicional, que limitou suas viagens e uso da internet, e que ele deveria receber libertação incondicional.

Os médicos que examinaram Hinckley disseram ao tribunal que o risco de ele cometer violência era remoto, e os promotores federais concordaram. A filha de Reagan, Patti Davis, se opôs à libertação de Hinckley, dizendo que Hinckley era um narcisista que ela não acreditava sentir remorso.

Reagan se recuperou rapidamente após a cirurgia de um pulmão perfurado após o ataque de Hinckley do lado de fora de um hotel em Washington, mas seu secretário de imprensa Jim Brady ficou com deficiências permanentes. A primeira das seis balas que Hinckley disparou atingiu a cabeça de Brady, estilhaçando a cavidade cerebral.

O ataque ajudou a estimular os esforços atuais para endurecer as leis de armas, com Brady e sua esposa, Sarah Brady, formando a Campanha Brady para Prevenir a Violência Armada.

Após o tiroteio, foi amplamente divulgado que Hinckley havia se tornado obcecado por Jodie Foster e estava tentando impressionar o ator de “Taxi Driver”.

Logo após a morte de Jim Brady em 2014, um médico legista considerou sua morte um homicídio pelo tiroteio mais de duas décadas antes.

Hinckley está escrevendo músicas e lançando gravações online, mas seu show de estreia no Market Hotel em Nova York este mês foi cancelado na quarta-feira depois que o local disse ter recebido uma série de ameaças violentas.

Fonte: CNN Brasil