O Palácio de Buckingham revelou mais detalhes da coroação do rei Charles III, que acontecerá em Londres em menos de um mês.

O novo soberano britânico será coroado ao lado de sua esposa, Camilla, em um serviço profundamente religioso na Abadia de Westminster na manhã do dia 6 de maio.

Haverá duas procissões pelas ruas da capital britânica no dia da coroação: uma levando o rei a ser coroado e um desfile maior de volta ao Palácio de Buckingham após o serviço histórico, onde o monarca e membros da família real farão uma aparição na varanda.

Além dos novos detalhes sobre as rotas das procissões, carruagens e insígnias da coroação, um novo emoji foi criado para marcar as comemorações.

Com base na Coroa de Santo Eduardo, ele aparecerá no Twitter quando as hashtags de coroação forem usadas naquele fim de semana.

Jornada para Westminster

Para a viagem até o serviço, o rei Charles optou por viajar no Diamond Jubilee State coach.

Uma das carruagens mais novas da Royal Collection, ela foi construída na Austrália e entregue à falecida Rainha Elizabeth II em 2014, quando foi usada pela primeira vez na Abertura Estadual do Parlamento naquele ano.

“O interior é lindamente estofado em seda amarela prímula e também encaixado no interior, nossas madeiras de espécimes particulares. É um verdadeiro microcosmo da história britânica e mundial. Há madeiras das residências reais, de explorações e de outros países e nações também”, diz Sally Goodsir, curadora de artes decorativas do Royal Collection Trust.

A rainha Elizabeth II cavalga com o então príncipe Charles e Camilla no Diamond Jubilee State Coach em 2019 para a Abertura Estadual do Parlamento / Foto: WIktor Szymanowicz/NurPhoto via Getty Images

Ela diz que uma coisa que pode surpreender os simpatizantes é o tamanho do veículo.

“É significativamente mais alto do que qualquer carro na estrada hoje, e tem uma enorme coroa de ouro no topo – incrivelmente esculpida em carvalho do HMS Victory, um dos carros-chefe da Marinha Real do século XVIII”, explica Goodsir.

“É incrivelmente emocionante – esta carruagem de ouro carregando o soberano lindamente iluminado por dentro para que possam ser vistos pela multidão no dia da coroação.”

Procissão real

Após o serviço, a procissão da coroação – que será muito maior em escala – fará o mesmo caminho de volta ao palácio.

Ele contará com “Forças Armadas de toda a Commonwealth e dos Territórios Ultramarinos Britânicos e todos os Serviços das Forças Armadas do Reino Unido, ao lado do Guarda-costas do Soberano e dos Watermen Reais”, de acordo com o palácio.

Desta vez, Charles e Camilla serão transportados no Gold State Coach, que tem sido usado em todas as coroações desde William IV em 1831.

“Tem quase quatro metros de altura. Tem mais de sete metros de comprimento. Pesa quatro toneladas. Por isso, só pode ser usado em ritmo de caminhada, o que realmente aumenta a majestade e imponência desta grande procissão real”, diz Goodsir.

“Existem pouquíssimas monarquias que mantiveram treinadores trabalhando nesta idade e, portanto, é uma coisa incrivelmente especial de se ver.”

O Gold State Coach durante o Jubileu de Platanina no The Mall em 5 de junho de 2022 / Foto: Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images

Ela acrescenta que está coberta de painéis pintados “que exemplificam” o que George III, que era monarca quando a carruagem foi construída em 1762, acreditava que traria para a nação.

“Proteger as artes como a arquitetura e a escultura; protegendo a paz nesta nação, há figuras de Marte e Minerva, os clássicos deuses da guerra, mas eles não estão em guerra, na verdade estão mantendo a coroa britânica no alto. Então, há muitas mensagens e simbolismo”, continua ela.

De volta ao Palácio de Buckingham, as forças armadas no desfile farão uma saudação ao casal real, seguida de três vivas do pessoal de serviço reunido.

O fim de semana também terá um grande concerto de música no Castelo de Windsor, semelhante ao show repleto de estrelas durante as comemorações do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II no ano passado, bem como festas de rua em todo o país e um dia de voluntariado.

Símbolos do monarca

O palácio também delineou os trajes da coroação, que são “objetos sagrados e seculares” simbólicos das “responsabilidades do monarca” que serão apresentados no serviço de Westminster.

As insígnias – que são guardadas pelo monarca em nome da nação – têm desempenhado um papel principal nos serviços de coroação há séculos.

Entre os tesouros a serem usados, que geralmente ficam em exibição pública na Torre de Londres, estará a Coroa Imperial do Estado, que é usada apenas em eventos cerimoniais e foi feita para a coroação do rei George VI em 1937.

Charles irá trocá-lo pela Coroa de Santo Eduardo no final do serviço.

Feito de ouro maciço e enfeitado com arminho e veludo, é notoriamente pesado – pesando mais 2,23 kg.

Como anunciado anteriormente, Camilla estará reutilizando a Coroa da rainha Mary, bisavó do rei, em vez de encomendar uma nova.

Duas maças pesadas feitas de prata dourada sobre carvalho e várias espadas cerimoniais – A Espada do Estado, a Espada da Justiça Temporal, a Espada da Justiça Espiritual e a Espada da Misericórdia – também serão usadas.

Além disso, vários instrumentos de estado serão apresentados, incluindo o orbe do Soberano e dois cetros, que representam o poder temporal e o papel espiritual do monarca.

Lista de convidados

Também foi revelado que mais de 850 representantes da comunidade e trabalhadores-chave estão sendo convidados para as festividades em reconhecimento ao seu trabalho filantrópico.

A lista de convidados inclui 450 ganhadores de medalhas do Império Britânico, que formarão parte da congregação de duas mil pessoas, bem como 400 jovens de organizações selecionadas por Charles e Camilla, que terão uma visão privada especial da coroação nas proximidades Igreja de Santa Margarida.

O elaborado convite de coroação refletindo o amor do rei pela natureza foi revelado na semana passada, com os observadores reais rapidamente se concentrando no uso do título “rainha Camilla” pela primeira vez.

Uma fonte real disse à CNN que “fazia sentido” referir-se a Camilla como rainha consorte nos primeiros meses do reinado do novo rei, para “distinguir de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II”.

A fonte acrescentou que a coroação é “um momento apropriado” para a transição dos títulos e que “todas as ex-rainhas consortes são conhecidas como ‘rainha’ mais seu primeiro nome”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil