Uma bolha gigante de algas marinhas com o dobro da largura dos Estados Unidos continental está se dirigindo para as costas da Flórida e outras costas ao longo do Golfo do México, ameaçando despejar pilhas malcheirosas e possivelmente prejudiciais nas praias e prejudicando a temporada de turismo.

Sargassum – a variedade específica de algas marinhas – há muito forma grandes florações no Oceano Atlântico, e os cientistas têm rastreado acumulações maciças desde 2011.

Mas a formação deste ano pode ser a maior de todos os tempos, abrangendo coletivamente mais de 5.000 milhas (8.047 quilômetros) do costa da África até o Golfo do México.

A floração de algas deste ano começou a se formar mais cedo e dobrou de tamanho entre dezembro e janeiro, disse o Dr. Brian Lapointe, pesquisador do Instituto Oceanográfico Harbor Branch da Florida Atlantic University.

A massa “era maior em janeiro do que nunca desde que esta nova região de crescimento de sargaço começou em 2011”, disse ele à CNN.

Viajando para o oeste, a bolha passará pelo Caribe e subirá até o Golfo do México durante o verão. A alga deve aparecer nas praias da Flórida por volta de julho, disse Lapointe.

“Este é um fenômeno oceanográfico inteiramente novo que está criando um problema – realmente um problema catastrófico – para o turismo na região do Caribe, onde se acumula em praias de até 5 ou 6 pés de profundidade”, disse Lapointe.

Aqui está o que você deve saber sobre por que essas massas acontecem e como elas afetam os seres humanos e a vida oceânica.

O que é sargassum?

Sargassum é um termo genérico que pode ser usado para se referir a mais de 300 espécies de algas marrons, embora Sargassum natans e Sargassum fluitans sejam as duas espécies mais comumente encontradas no Atlântico

À deriva no mar, as algas podem ter vantagens para a vida oceânica.

“Este habitat flutuante fornece alimento e proteção para peixes, mamíferos, aves marinhas, caranguejos e muito mais”, de acordo com o Sargassum Information Hub, um projeto conjunto entre várias instituições de pesquisa.

“Ele serve como um habitat crítico para tartarugas marinhas ameaçadas e como uma área de berçário para uma variedade de peixes comercialmente importantes, como mahi mahi, jacks e amberjacks.”

O sargassum é seguro?

Os problemas com o sargassum surgem quando ele atinge as praias, acumulando-se em montes que podem ser difíceis de navegar e emitindo um gás que pode cheirar a ovo podre.

Sargassum também pode rapidamente passar de um ativo para uma ameaça à vida oceânica.

Ele vem em “quantidades tão grandes que basicamente suga o oxigênio da água e cria o que chamamos de zonas mortas”, disse Lapointe. “Estes são normalmente habitats de berçário para a pesca … e uma vez que são desprovidos de oxigênio, perdemos esse habitat.”

Sargassum também pode ser perigoso para os humanos, acrescentou Lapointe. O gás emitido pelas algas em decomposição – sulfeto de hidrogênio – é tóxico e pode causar problemas respiratórios.

A alga também contém arsênico em sua carne, tornando-a perigosa se ingerida ou usada como fertilizante.

“É preciso ter muito cuidado ao limpar as praias”, disse Lapointe.

Por que existe um problema de sargassum ?

Assim como plantas e cultivos no solo, a proliferação de algas marinhas pode mudar ano a ano dependendo de fatores ecológicos, afetados por mudanças nos nutrientes, chuvas e ventos, disse o Dr. Gustavo Jorge Goni, oceanógrafo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico.

As correntes marítimas também influenciam o crescimento do sargassum e quanto ele se acumula, acrescentou Goni. Fósforo e nitrogênio no mar podem servir de alimento para as algas.

Esses elementos podem ser despejados no oceano pelos rios, que obtêm concentrações de fósforo e nitrogênio de atividades humanas, como agricultura e produção de combustíveis fósseis, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Por enquanto, os pesquisadores estão procurando maneiras de impedir o impacto das algas marinhas nas praias, possivelmente afundando-as no fundo do oceano ou colhendo-as para uso em produtos comerciais como sabão, disse Goni.

Goni alertou que a pesquisa sobre essas acumulações de sargaço é nova e é provável que a compreensão dos cientistas sobre como as algas crescem mude com o tempo.

“O que quer que acreditemos que sabemos hoje”, disse ele, “pode mudar amanhã”.

Como o acúmulo afeta as viagens?

Antes de viajar para áreas costeiras nesta primavera ou verão, pesquise se o sargassum está no seu destino ou pode aparecer lá, disse Lapointe. Planeje com antecedência para que suas férias não decepcionem.

Existem grupos sobre sargassum no Facebook, com membros postando sobre o que viram recentemente nas praias, disse Lapointe.

“Isso já afetou a indústria de viagens”, disse ele.

Infelizmente, o sargassum pode se acumular durante a noite, então você pode não conseguir prever seus efeitos em uma viagem, disse Lapointe.

“É por isso que estamos tentando trabalhar nesses sistemas de alerta precoce – alta resolução em áreas costeiras, que usam imagens de satélite de alta resolução para fazer um trabalho melhor mostrando o que realmente está chegando a uma praia nas próximas 24 ou 48 horas”, adicionou.

Imagens de satélite da semana passada mostram que o sargassum não é uma massa amorfa se movendo pelo oceano, mas sim bolhas em forma de lágrima arrastadas por longos e finos fios de algas marinhas.

Na última semana, bolhas foram avistadas a cerca de 346 quilômetros de Guadalupe, entre as ilhas de St. Vincent e Bequia, a 914 metros da Martinica e da costa de Key Largo, na Flórida.

Como é limpo?

Montes de algas acumuladas nas praias custam milhões de dólares para limpar, e os esforços de remoção também podem prejudicar a vida marinha, de acordo com o Sargassum Information Hub.

Em Barbados, os habitantes locais estavam usando “1.600 caminhões basculantes por dia para limpar as praias dessas algas para torná-las adequadas para turistas e recreação nas praias”, disse Lapointe.

Em águas rasas, o sargassum pode ser removido usando redes de pesca rebocadas por barcos leves ou à mão, de acordo com a Dutch Caribbean Nature Alliance.

Nos Estados Unidos, a limpeza costuma ser feita com ancinhos de praia puxados por um trator, disse Lapointe. Mas quando há um acúmulo de mais de trinta centímetros, os ancinhos não funcionam tão bem, acrescentou.

É quando os caminhões basculantes frontais podem ser úteis, mas podem ser prejudiciais à saúde da praia.

“Muitas vezes você tem ninhos de tartarugas marinhas nas praias que estão sendo atropelados por pneus desse equipamento pesado esmagando os ovos”, disse Lapointe.

O que acontece se não for removido das praias?

Se o sargassum não for retirado das praias ou usado como fertilizante, o arsênico em sua carne pode ser lixiviado para as águas subterrâneas, o que pode ser um perigo para a saúde humana, disse Lapointe.

Uma quantidade excessiva de alga podre também pode favorecer o crescimento de bactérias fecais.

E em 2018, uma enorme floração que acabou nas praias do sul da Flórida coincidiu com a maior maré vermelha já vista naquela costa, disse Lapointe.

As marés vermelhas ocorrem quando as algas produtoras de toxinas crescem tão fora de controle que descolorem as águas costeiras.

Os organismos da maré vermelha podem viver no sargassum e ser transportados por ele.

As toxinas das marés vermelhas podem prejudicar a vida marinha, e o acúmulo de algas nas praias pode impedir que filhotes de tartarugas marinhas e adultos cheguem ao mar, disse Lapointe.

Isso acontecerá todos os anos?

Os especialistas não sabem se uma floração de sargaço desse tamanho acontecerá todos os anos, disse Lapointe.

“É difícil projetar porque não sabemos tudo o que precisamos saber sobre os pilotos (por trás disso)”, disse ele.

“Sabemos que é variável de ano para ano e que a trajetória geralmente é ascendente. Portanto, com base no que vimos no passado, pensamos que podemos continuar a ver isso piorar nos próximos anos. Como será daqui a 10 anos? Terá o dobro do tamanho que tem agora?”.

Mais financiamento para fazer a pesquisa que poderia responder a essas perguntas é necessário, acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolha de algas marinhas com o dobro da largura dos EUA se dirige à Flórida no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil