O bispo católico da Nicarágua Rolando Álvarez foi levado de volta à prisão depois que as negociações entre o governo e os representantes da Igreja sobre os termos de sua libertação fracassaram, informou a mídia local na quarta-feira (5).

Citando fontes diplomáticas e da Igreja, o jornal Confidencial noticiou que as negociações chegaram a um impasse sobre se Álvarez aceitaria ou não em deixar a Nicarágua, assim como sobre a possível libertação de outros padres presos.

Na noite de segunda-feira (3), o padre foi libertado, iniciando negociações sobre se ele seria expulso do país centro-americano, disse uma fonte diplomática à Reuters.

Já então se cogitava a possibilidade de que o eclesiástico pudesse retornar à prisão caso se recusasse a deixar o país governado por Daniel Ortega.

O bispo, um proeminente crítico do governo Ortega, foi condenado, em fevereiro, a mais de 26 anos de prisão por acusações de traição, depois de se recusar a ser deportado para os Estados Unidos.

O conflito entre a Igreja Católica e o governo remonta a 2018, quando líderes religiosos foram chamados para mediar protestos antigovernamentais que deixaram mais de 300 mortos no país.

Fonte: CNN Brasil