Há 60 anos, em 1963, o Brasil vencia a Copa do Mundo de Basquete pela segunda em vez.

O título, conquistado em casa, no Rio de Janeiro, contou uma atuação impecável de um time repleto de estrelas.

A vitória sobre os Estados Unidos na final os colocaram na história do esporte mundial.

E para homenagear os vencedores, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) preparou uma noite especial nesta quinta-feira (25) em São Paulo para relembrar a conquista.

Camisas autografadas, fotos antigas, uniformes e claro, lembranças inesquecíveis fizeram parte da comemoração, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

Um dos maiores homenageados da noite com direito a anúncio no Hall da fama Wlamir Marques, de 85 anos, que relembrou os tempos do time comandado pelo técnico Kanela.

“Nós éramos uma família. Ele [o Kanela] fazia da gente gato e sapato e foi por isso que chegamos a esse título. Quando você chega a um título desse… Você sabe o que precisa fazer para conseguir tudo isso?

É difícil, é complicado. Horas e horas na quadra. Nós passamos por isso aqui com um general rigoroso nas nossas costas. Não era fácil aguentar ele. Cheguei a dormir na quadra, nos ginásio, arrastava a cama e voltava a treinar”, contou.

Wlamir Marques, de 85 anos, discursa em evento da CBB / Ludmila Candal / CNN Brasil

Amaury Pasos, um dos maiores vencedores com a camisa de basquete brasileira da história, também falou sobre 1963.

“O basquete é um jogo de conjunto, solidário. Joga-se um por todos e todos por um. Isso que nos fez conquistar esse título. Isso foi o determinante para a “Era de Ouro” do basquetebol”, completou.

A conquista

16/05 – Brasil 62 x 55 Porto Rico

17/05 – Brasil 81 x 62 Itália

20/05 – Brasil 90 x 71 Iugoslávia

21/05 – Brasil 77 x 63 França

23/05 – Brasil 90 x 79 União Soviética

25/05 – Brasil 85 X 81 Estados Unidos

Exposição

Uma exposição dos itens históricos e produtos de que contam a história da conquista como camisas temáticas estará disponível ao público geral nos dias 26, 27 e 28 de maio na Arena Centauro, no Parque Ibirapuera, próximo ao portão 4.

Fonte: CNN Brasil