Sem filtros. Essa é a proposta do aplicativo Be Real, que tem chamado a atenção de muitos usuários das redes sociais, mas com uma proposta bem diferente do que existe nas mais conhecidas.

A ideia é mostrar a vida real, muito além do que é simplesmente instagramável. A própria plataforma se intitula como “espontânea e imprevisível” e a novidade já conta com mais de 4 milhões de usuários e segue em alta.

Mas o que é e como funciona o Be Real? Como usá-lo? E o que tem chamado tanto a atenção dos usuários?

Entenda melhor a seguir.

O que é o Be Real?

A rede social Be Real é um aplicativo de compartilhamento de fotos, criado em 2019, na França, por Alexis Barreyat e Kévin Perreau.

Ela propõe a ideia de publicar uma vez por dia uma foto sem o uso de filtros. Ou seja, em vez de permitir a edição de imagem, ele incentiva a postagem da foto como ela é.

Como o nome sugere, o objetivo é fazer com que as pessoas “sejam reais”, indo na contramão da maioria dos apps de fotos. O usuário deve apenas registrar aquilo que está fazendo naquele momento do seu cotidiano.

E como funciona o Be Real?

Todos os dias em um horário diferente, todos os usuários são notificados simultaneamente para capturar e compartilhar uma foto em 2 minutos.

Esse horário é sempre aleatório, mas é o momento em que se deve fazer a postagem. O usuário deve clicar no botão de publicação e registrar durante os dois minutos cronometrados. Ele precisa tirar uma foto frontal e uma foto traseira.

Vale dizer que, apesar de não ser a ideia, o app não impede que você tente uma nova foto caso não goste da primeira. No entanto, ao descartar a primeira tentativa e fazer outra, isso fica registrado na imagem e os seus amigos podem ver.

Aqui, não existem seguidores, mas sim amigos que você pode adicionar. Depois de postar, você pode decidir se vai colocá-la apenas para os amigos ou de forma pública.

Somente após publicar a sua você pode ver e reagir às imagens dos seus amigos. Dá para ver qualquer ponto da foto e manter o dedo pressionado para ver apenas uma delas.

Além disso, é possível trocar a posição das imagens, basta clicar na outra foto para inverter. A outra opção também é olhar as fotos públicas na parte de “Discovery” do app.

No dia seguinte, em um novo horário, você vai receber o aviso da mesma forma e seguir os mesmos passos. Como é por dia, pode durar menos 24 horas entre uma notificação e outra.

O app também não tem uma linha do tempo público e as memórias ficam apenas para você olhar. No momento, a plataforma não monetiza o uso e nem oferece anúncios.

Como postar no Be Real? Veja o passo a passo

É bastante simples aprender como postar no Be Real, mas para facilitar ainda mais, vamos mostrar um passo a passo de como fazer isso.

1. Baixe o aplicativo Be Real

/ Como postar no Be Real?

O aplicativo Be Real está disponível para celulares Android e iPhone nas lojas de aplicativos respectivas. Basta procurar pelo nome e selecionar a opção de baixar.

2. Crie um login

/ Tela de cadastro do aplicativo Be Real

O próximo passo, então, é criar o seu login. Você deve informar o seu nome, sua idade e o número de celular. Para validá-lo, você receberá um código e informá-lo.

3. Adicione seus contatos

/ Tela de contatos do app Be Real

Como toda a proposta é ser real com os amigos, é preciso que você adicione os contatos. Você pode adicionar quem já tem conta ou convidar novas pessoas para participar do aplicativo.

4. Habilite as notificações

/ Como entrar no Be Real?

Para receber o aviso da foto do dia, é preciso que você habilite as notificações. Essa é a única forma de você saber que é hora de postar.

Somente o aviso não vai ser silencioso e o usuário tem a opção de permitir também no Resumo Programado, no Iphone. Dessa forma, você recebe todas as notificações durante o dia em uma só.

6. Faça sua postagem

/ Aprenda como funciona o Be Real

Feito isso, o app convida você a fazer sua primeira postagem. Você tem dois minutos para tirar a foto — e a contagem fica na parte de cima da tela.

/ Publicação no Be Real

Além da foto traseira, você pode tirar uma imagem na câmera dianteira.

7. Explore a aba “Discovery”

/ Aba “discovery” do aplicativo Be Real – Imagem: Reprodução/Be Real

Você não precisa acompanhar apenas seus amigos. Também dá para explorar as fotos públicas na aba Discovery do app. Você pode conhecer novas pessoas, inclusive de outros países, e também adicioná-las.

8. Use os RealMojis

/ Tela de emojis do Be Real

Outra funcionalidade que o Be Real disponibiliza são os RealMoji. Você pode reagir uma foto do amigo com uma selfie sua de acordo com a relação que você tem para a foto.

Você precisa tirar uma selfie para cada uma. As reações disponíveis são essas:

/ Emojis do aplicativo Be Real

Além disso, dá para tirar um emoji instantâneo, mas a selfie não fica salva. Feito isso, você só precisa aguardar a próxima notificação.

Quem pode usar o BeReal?

Qualquer pessoa que queira pode usar a rede social Be Real. Apesar de ser uma proposta para as novas gerações, como a Z, não há qualquer impedimento.

A plataforma não possui recursos para as empresas, ainda, mas também pode ser usada como forma de mostrar o dia a dia do empreendimento, principalmente quando existem pessoas por trás da marca. No entanto, não há uma ideia de promover influencers digitais, por exemplo.

Por que o Be Real vem ganhando tanta notoriedade?

No acumulado de 2022, para se ter uma ideia, a rede social Be Rael teve um crescimento de 315%, segundo o apptopia. O sucesso foi tão grande que ele ganhou até prêmio de melhor aplicativo na premiação “App Store Awards 2022”.

Mas por qual motivo as pessoas querem aprender como postar no Be Real? De onde vem essa Menos tempo na tela do celular?

Um dos motivos foi a viralização de trends no TikTok que faziam referências a rede social — isso fez com que app ganhasse mais notoriedade em 2022.

O sucesso veio da divulgação na rede vizinha, mas, também, pela própria ideia inovadora. Com mais pessoas baixando, gerou uma maior relevância do app também nas lojas de apps.

Menos tempo de tela do celular?

A proposta do aplicativo não é fazer com que a pessoa fique o dia todo nele. Diferentemente da linha de tempo infinita do Instagram, por exemplo, ele sempre tem uma linha do tempo nova todo dia, mas que é composta apenas pelos amigos que publicam.

Naturalmente, a quantidade de fotos é bem menor do que a do Instagram. É por isso que, para quem quer passar menos tempo no celular e, ainda assim, ver fotos dos amigos, essa é uma boa opção.

Dá para encontrar outras pessoas na aba Discovery, mas é um uso mais limitado, sem a possibilidade de busca e nem de usar hashtag.

Acompanhe todas as notícias de entretenimento na CNN

Fonte: CNN Brasil