O Banco Central Europeu (BCE) informou, nesta terça-feira (31) que realizará teste de estresse em 99 bancos da zona do euro.

Desse total, 57 são os maiores bancos da região e representam cerca de 75% dos ativos bancários no bloco, enquanto os outros 42 têm tamanho mediano.

Os resultados dos testes dos maiores bancos serão divulgados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) no fim de julho deste ano.

Segundo o BCE, o objetivo por trás dos testes é trazer à tona o impacto que o cenário macroeconômico adverso trouxe aos bancos.

Em adição a isso, “os bancos aplicarão modelos próprios para projetar o impacto dos cenários, sujeitos a regras rígidas e a uma revisão criteriosa das autoridades competentes, que envolve o uso de modelos para aferir os principais parâmetros de risco”.

Os resultados dos testes serão utilizados para atualizar o guidances de Pilar 2 de cada uma das instituições, no contexto do Processo de Avaliação e Revisão de Supervisão (SREP, em inglês), podendo informar outras atividades de supervisão.

Fonte: CNN Brasil