O Banco Central Europeu (BCE) elevou sua principal taxa de juros pela oitava vez consecutiva nesta quinta-feira (15). A taxa subiu 0,25 ponto percentual, a 3,5% — nível mais alto em 22 anos.

Segundo comunicado divulgado, o banco sinaliza que mais aumentos de juros estão por vir, ampliando sua luta contra inflação elevada mesmo enquanto a economia da zona do euro enfraquece.

“As taxas de juros serão levadas para níveis suficientemente restritivos para alcançar o retorno da inflação à meta de 2% no médio prazo, e elas serão mantidas nesses níveis pelo tempo que for necessário”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em entrevista à imprensa após a decisão.

“A não ser por uma mudança material no nosso cenário básico, é bem provável que continuemos a aumentar os juros em julho”, disse a autoridade. “Não estamos pensando em uma pausa, como podem ver.”

Ainda segundo projeções de junho, espera-se que a inflação seja de 5,4% em 2023, 3% em 2024 e 2,2% em 2025.

O BCE ainda revisou para cima suas projeções de inflação, excluindo energia e alimentos para 2023 e 2024, citando surpresas de alta no passado e o mercado de trabalho robusto como fatores para a demora no processo de desinflação.

Na quarta-feira (14), o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu pela manutenção da taxa de juros do país, que fica entre 5% e 5,25% ao ano. É a primeira vez que o Fed não altera a taxa desde março de 2022, após dez aumentos.

*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes, da CNN

Fonte: CNN Brasil