Durante evento da ABFintechs nesta quarta-feira (28), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a entidade monetária pretende “trazer o mundo de finanças descentralizadas o mais próximo possível do mundo regulado”, em um processo de integração com as últimas inovações feitas pelo BC.

“Nosso desafio agora é integrar todas as inovações, o Open Finance, Pix, a moeda digital e a liberalização do câmbio, pois entendemos que em algum momento teremos um sistema de pagamento transfronteiriço”, destacou.

Campos Neto disse também que o BC trabalha no arcabouço regulatório para melhoria dos mecanismos de garantias, na regulamentação da digitalização de títulos de crédito, no aprimoramento da resiliência cibernética e na implantação do Real Digital, a CBDC (moeda digital) brasileira.

“Em relação à regulação, o Banco Central tem atuado para permitir o florescimento da inovação, ao mesmo tempo em que garante a estabilidade e segurança do sistema financeiro. Esse trabalho tem permitido aumentar a concorrência, com maior participação das fintechs e demais startups na prestação de serviços financeiros. É importante destacar que essas ações estão sendo integradas e interconectadas para formar aquilo que chamamos de sistema financeiro do futuro”, completou.

A participação de Campos Neto no Fintouch ocorreu por meio de um vídeo, que foi gravado pelo presidente do BC e reproduzido pela ABFintechs aos participantes do evento nesta manhã.

Fonte: CNN Brasil