O governador da região de Luhansk, no leste da Ucrânia, disse que foi estabelecido um acordo sobre um cessar-fogo local para evacuar civis presos pelos combates. Sergey Gaidal anunciou a determinação pelo Telegram, e acrescentou que trégua se inicia às 9h da manhã no horário local (4h no horário de Brasília)

A mensagem detalhou os locais de encontro onde os civis podem chegar antes de embarcar nos trens que os levam para longe de Luhansk, que fica na região separatista pró-Rússia de Donbas.

“Atenção!! Um corredor humanitário foi acordado: os moradores de Rubizhne, Lysychansk, Severodonetsk, Hirska Community serão evacuados hoje”, escreveu Gadai.

Combates intensos tomaram conta da região, incluindo um suposto bombardeio russo de um lar de idosos em 11 de março, que matou 56 pessoas.

Na segunda-feira (21), o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia acusou as forças russas de deportar à força 2.389 crianças da região de Donetsk e Luhansk em um incidente que a Embaixada dos EUA chamou de “sequestro”. A Rússia diz que 16 mil pessoas deixaram a cidade por “vontade própria”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil