As forças israelenses lançaram o que uma fonte militar disse ser sua maior operação militar na cidade de Jenin, na Cisjordânia, em mais de 20 anos, matando pelo menos oito pessoas e ferindo mais de 50, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que lançaram um “extenso esforço de contraterrorismo na área da cidade de Jenin e do campo de Jenin”, atacando a “infraestrutura terrorista”, em um comunicado publicado no Telegram nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3).

Moradores de Jenin disseram à CNN que ouviram explosões e tiros pesados na área, enquanto o vídeo da cena mostrava palestinos feridos sendo evacuados de ambulância para o Hospital Governamental de Jenin.

Dos feridos, 10 estão “em estado grave”, disse o Ministério da Saúde palestino no início da tarde de segunda-feira. Mahmoud al-Saadi, diretor do Crescente Vermelho Palestino em Jenin, disse que a maioria dos ferimentos são “graves e na parte superior do corpo”, acrescentando que o processo de transferência dos feridos foi difícil.

Cinco dos mortos eram adolescentes, disse o ministério.

Um nono palestino foi baleado e morto por forças israelenses perto de Ramallah, na Cisjordânia, em um incidente separado, de acordo com as autoridades de saúde.

Imagens compartilhadas com jornalistas pareciam mostrar operações em andamento em partes do campo de refugiados de Jenin e veículos militares israelenses nas ruas de Jenin na manhã de segunda-feira. A CNN não conseguiu verificar os vídeos de forma independente.

O ataque ocorre menos de duas semanas depois que um ataque militar israelense em Jenin irrompeu em um tiroteio massivo, deixando ao menos cinco palestinos mortos e dezenas de feridos. Oito soldados israelenses ficaram feridos nessa operação e evacuados com sucesso, de acordo com o IDF.

A IDF disse que atingiu um centro de comando operacional conjunto para o Campo de Jenin e agentes da Brigada de Jenin, um grupo militante palestino associado à Jihad Islâmica.

“O centro de comando operacional também serviu como um centro avançado de observação e reconhecimento, um local onde terroristas armados se reuniam antes e depois das atividades terroristas”, disse o IDF, acrescentando que o campo era um “local para armas e explosivos” e “centro para coordenação e comunicação entre os terroristas”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil