O trailer oficial de “Golda – A Mulher de Uma Nação” será divulgado nesta segunda-feira (26), mas você assiste em primeira mão aqui na CNN(Veja abaixo)

O longa é um recorte histórico e político da Guerra do Yom Kippur, em 1973, sob a perspectiva de Golda Meir, a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel. A trama narra decisões de alto risco que ela teve que tomar durante o conflito.

A produção é estrelada pela vencedora do Oscar Helen Mirren (“A Rainha”) e conta com Liev Schreiber, Camille Cottin e mais no elenco.

“Golda – A Mulher de Uma Nação” chega aos cinemas brasileiros em 24 de agosto.

Quem é Golda Meir

Chamada de Dama de Ferro, Golda Meir foi a primeira – e única – mulher a chefiar Israel. Ela assumiu o cargo de primeira-ministra em 1969, aos 70 anos.

Natural de Kiev, migrou para a Palestina em 1921, depois ter vivido um tempo nos Estados Unidos, onde se formou na faculdade.

Ela começou a carreira política em 1932, quando engajou na Confederação Geral do Trabalho (Histadrut), onde exerceu uma série de cargos. Como líder do movimento, Golda foi uma das responsáveis pelas negociações com os britânicos para a partição da Palestina.

Na década de 1940 e durante a Segunda Guerra Mundial, foi chefe do departamento político da Agência Judaica (a maior autoridade em Israel sob administração britânica) e da Organização Sionista Mundial.

Golda foi uma de duas mulheres signatárias da declaração de independência de Israel, em 1948. Ela foi nomeada pelo então primeiro-ministro para o cargo embaixadora de Israel na União Soviética.

Entre 1949 e 1956, foi ministra do Trabalho e Segurança Social e, posteriomente, dos Negócios Estrangeiros.

Golda Meir (1898 – 1978), ex-primeira-ministra de Israel, em uma conferência do Partido Trabalhista em Londres, Reino Unido, em 30 de novembro de 1974 / Reg Burkett/Express/Hulton Archive/Getty Images

Em 1969, após a morte do então primeiro-ministro, Levi Eshkol, tomou posse como primeira-ministra.

Diplmata experiente, Golda mostrou forte liderança durante a Guerra do Yom Kipur entre Israel e uma coalizão de países árabes, em outubro de 1973.

Naquele ano, o Egito e a Síria lançaram um ataque surpresa contra Israel, durante o feriado judaico de Yom Kippur, ameaçando dominar o país. Israel lançou uma contraofensiva massiva antes que um cessar-fogo fosse estabelecido.

Ela renunciou em 1974 por questões de saúde e morreu em 1978, aos 80 anos.

Assista em primeira mão ao trailer de “Golda – A Mulher de uma Nação”

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”AJsd83vwxiE”

Fonte: CNN Brasil