Famílias de imigrantes, incluindo crianças, passando por baixo de cerca para cruzar a fronteira do México para os Estados Unidos para solicitar asilo em 08 de maio de 2023 em El Paso, Texas

Crédito, Getty Images

Famílias de imigrantes atravessando a fronteira do México para os Estados Unidos para solicitar asilo em El Paso, no Texas, em 8 de maio de 2023

  • Author, Redação
  • Role, BBC News Mundo
  • Há 2 horas

Os Estados Unidos se preparam para a chegada de um grande fluxo de imigrantes pela fronteira ao sul do país às vésperas da mudança em sua política de asilo que entra em vigor a partir desta sexta-feira (12/05).

Milhares de pessoas, provenientes sobretudo da América Latina, correm para tentar entrar no país agora, enquanto outras esperam para fazer isso quando a mudança ocorrer à meia-noite de sexta-feira.

Por esse motivo, os governos federal e do Texas mobilizaram forças de segurança nas cidades de fronteira.

Nesta quinta-feira (11/05), expira a medida Title 42, adotada durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, que dá ao governo o poder de expulsar imediatamente migrantes sem documentação por motivos de emergência sanitária e obrigar os solicitantes de asilo a aguardar no México para ter seu processo analisado.

A perspectiva do novo cenário atraiu mais de 150 mil migrantes, que aguardam em abrigos e nas ruas dos Estados do norte do México para cruzar a fronteira.

“Não se havia visto nada parecido antes”, disse Enrique Lucero, diretor de assuntos migratórios do Estado mexicano de Tijuana, à agência de notícias Reuters.

Imigrantes venezuelanos em busca de asilo nos Estados Unidos esperam para serem processados ​​por agentes de fronteira dos EUA após terem atravessado do México em 8 de maio de 2023 em El Paso, Texas

Crédito, Getty Images

Venezuelanos em busca de asilo esperam ser cadastrados ​​por agentes de fronteira no Texas

Grandes grupos de migrantes na fronteira de San Diego

Crédito, Reuters

Grandes grupos de migrantes também foram registrados na fronteira de San Diego diante da mudança na política

Pessoas dormem nas ruas

Alguns tentaram atravessar de maneira irregular, em vez de esperar.

As cidades texanas de El Paso, Brownsville e Laredo declararam estado de emergência, à medida que fazem frente a centenas de pessoas — a maioria da América Latina, outras da China, Rússia e Turquia — que já estão lá, esperando que suas solicitações sejam processadas.

Em El Paso, as pessoas dormem na rua, se protegem do Sol sob lençóis ou descansam sobre pedaços de papelão, segundo informações da agência de notícias AFP.

O prefeito, Oscar Leeser, disse que a cidade está se preparando para a chegada de muito mais migrantes nesta sexta-feira, a julgar por uma visita recente a Ciudad Juárez, cidade mexicana vizinha.

“Estimamos que haja entre 8 mil e 10 mil pessoas na rua. Há uma caravana (de migrantes) que estará aqui por volta do dia 11 (de maio), então vamos estar lidando com entre 12 mil e 15 mil pessoas.”

O governador do Texas, Greg Abbott, anunciou o envio de 500 integrantes da chamada Força Tática de Fronteira, que vão ficar baseados em pontos críticos ao longo da fronteira para interceptar e repelir migrantes.

Membros da Guarda Nacional do Texas patrulhando a fronteira em Brownsville.

Crédito, Getty Images

Membros da Guarda Nacional do Texas patrulham a fronteira em Brownsville

Militares mexicanos

Crédito, Getty Images

O México também reforçou a segurança na fronteira à espera de um maior fluxo de migrantes

Os Estados Unidos insistem que o fim da medida Title 42 não significa que as fronteiras serão abertas.

A partir desta sexta-feira vai entrar em vigor a política Title 8, que permitirá expulsar quem entrar de maneira ilegal nos EUA, com a proibição de reingressar no país por cinco anos e consequências penais caso tentem.

Os imigrantes que desejam entrar nos Estados Unidos por portos regulares vão poder reenviar os pedidos de asilo por meio de um aplicativo e processar seus casos pela via judicial.

No entanto, muitos migrantes relataram que o aplicativo CBP One apresenta muitas falhas e é difícil conseguir agendamento.

Também se espera que seja mais difícil provar um caso de asilo, um processo que leva anos.

Aqueles que tiverem os pedidos rejeitados serão deportados para seus países de origem ou enviados de volta ao México.

Também foram abertas formas para migrantes da Venezuela, Haiti, Nicarágua e Cuba entrarem legalmente de avião se tiverem um patrocinador nos Estados Unidos que possa se responsabilizar por eles financeiramente.

O presidente Joe Biden está sob pressão da oposição republicana, que afirma que a migração está fora de controle. Com as eleições daqui a 18 meses, Biden quer evitar um fluxo migratório que possa ser usado como arma política pelos adversários.

Abbot, o governador republicano do Texas, criticou as novas medidas de Biden, dizendo que o governo “está estendendo o tapete de boas-vindas para pessoas de todo o mundo”.

O governador do Texas ordenou a instalação de uma cerca de arame farpado para dificultar ainda mais a entrada deles, enquanto Biden reforçou as fronteiras com 4 mil agentes, incluindo 1,5 mil militares que vão realizar tarefas administrativas por 90 dias.

Militares na fronteira em frente a uma cerca de arame farpado

Crédito, Getty Images

Agentes patrulham fronteira à espera de imigrantes

Migrantes em Ciudad Juárez, no México, prestes a cruzar a fronteira com os Estados Unidos em 7 de maio de 2023

Crédito, Getty Images

Centenas de migrantes chegam a Ciudad Juárez, no México, em 7 de maio de 2023, para cruzar a fronteira para os EUA diante do fim da política Title 42

Enquanto isso, o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, afirmou que eles estão “preparados” para enfrentar a onda de travessias irregulares na fronteira diante do fim da medida.

Em El Paso, a fronteira mais movimentada, as autoridades estão preparando escolas vazias para servir de abrigo e preparando meios de transporte para que os migrantes que entram no país possam se deslocar até lugares onde familiares ou amigos os aguardam.

“Isso não acaba nunca, realmente precisamos saber para onde estamos indo”, disse o prefeito Leeser, que pede uma lei de imigração clara que parece impossível de ser aprovada por um Congresso em que republicanos e democratas têm posições muito polarizadas sobre migração.

Migrantes aguardando passagem na fronteira com San Diego.

Crédito, Reuters

Centenas de migrantes aguardam para atravessar a fronteira com San Diego

Fonte: BBC