Ao decorar a árvore de Natal, talvez você se lembre com nostalgia da ilusão que este ritual lhe deu quando você era pequeno e você pensa nas gerações e gerações e gerações que se prepararam assim para celebrar esta data importante no calendário cristão.

Embora não sejam tantas gerações quanto você imagina: a tradição remonta à Idade Média, mas se espalhou massivamente, principalmente a partir do século XX. O costume de dar presentes, de fato, o precede.

Desde quando decoramos a árvore de Natal?

Os primeiros registros da celebração do Natal datam do século IV depois de Cristo — um século fundamental para a história do cristianismo, pois foi quando o Império Romano se converteu oficialmente a essa religião.

Nesse período, as pessoas “começaram a discutir a origem e a humanidade de Jesus, e então começou a ser importante não apenas celebrar a morte e a crucificação, mas também o nascimento”, explicou Lorena Pérez Yarza, professora de História das Religiões pela Universidade Carlos III e pós-doutorando.

No entanto, até então não havia sinal da árvore de Natal. Para o surgimento dessa tradição cristã, teríamos que esperar o império de Carlos Magno, já na Idade Média.

“Quando Carlos Magno (no século VII) conquistou o norte da Itália, grande parte da atual Alemanha, o sul da França, o norte da Espanha etc., um dos grandes confrontos que teve foi com os povos saxões e os fenícios”, explicou Perez.

Essas cidades tinham suas próprias tradições, por exemplo, o culto à divindade Frey, e isso incluía a decoração de árvores.

“Acredita-se que devido à miscigenação cultural que existe durante a Idade Média, esta festividade é importada para o cristianismo”, continuou Pérez, embora a transferência não tenha sido “automática”.

Na Alemanha a tradição de decorar a árvore também tinha outro elo: o culto à árvore da vida, o Yggdrasill , um freixo gigante que na mitologia nórdica sustentava o universo com três raízes que se estendiam até o submundo, a terra dos gigantes e que dos deuses

A história dos próprios cristãos sobre a origem da árvore de Natal é contada por São Bonifácio, evangelizador da região da Alemanha e Inglaterra, que segundo a tradição derrubou uma árvore dedicada ao deus Odin da mitologia nórdica e plantou uma árvore em seu lugar pinheiro, “símbolo do amor perene de Deus”, explica a Agência Católica de Informação.

E de onde vêm os presentes?

Ao longo do tempo, a partir do século XVIII, mas principalmente no século XX, a árvore decorada estendeu-se “progressivamente” a todo o mundo cristão. “Praticamente não havia árvores até o século 20”, explicou Pérez, ao contrário do que se acredita.

“Com a expansão cultural do século 19 e principalmente com os meios de comunicação de massa do século 20, países que não tinham árvore de natal a incorporaram”, sintetizou.

Curiosamente, a tradição de dar presentes é anterior à de enfeitar a árvore e comemorar a chegada do Papai Noel.

Na verdade, vem de uma festa pagã do Império Romano que era celebrada até 23 de dezembro e incluía os presentes como parte de seus rituais: a Saturnalia, dedicada ao deus Saturno, a mais popular das festas romanas.

Fonte: CNN Brasil