Os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) debateram, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (16), a retomada das relações diplomáticas entre o Brasil e a Venezuela.

O governo federal brasileiro vai enviar nos próximos dias uma missão à Venezuela para dar início ao processo de reabertura da embaixada em Caracas. O movimento faz parte das ações da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para retomar as relações com Nicolás Maduro.

Kim Kataguiri criticou a iniciativa ao afirmar que a retomada de relações não tem em vista “o interesse nacional do Brasil”. Ele ainda classificou o regime venezuelano como uma “ditadura” que “fere os direitos humanos”.

“Toda vez que houve esse relacionamento [entre Brasil e Venezuela] não tivemos em vista o interesse nacional, mas uma visão ideologizada de querer ajudar a Venezuela, por simpatizar com sua ideologia”, afirmou.

“Interessa para os brasileiros emprestar dinheiro para um país que não tem condição de pagar? Se fosse para o interesse do Brasil, eu não veria problemas, independentemente da ideologia do país, ter relações diplomáticas”, completou.

Arlindo Chinaglia, por outro lado, indicou que os processos eleitorais recentes da Venezuela são legítimos. Ele também diz acreditar que as relações são de interesse nacional para o Brasil.

“Para que se tenha uma ideia do interesse do Brasil: a Venezuela era o terceiro maior importador de produtos brasileiros, ficando somente atrás da Holanda, que era a porta de entrada para a União Europeia, e também da China”, disse.

“O Brasil é um líder natural e não pode abdicar, como aconteceu no governo de Jair Bolsonaro, de liderar um processo de unificação da América Latina”, completou.

Publicado por Danilo Moliterno.

Fonte: CNN Brasil