Homens armados na Nigéria liberaram 74 crianças, de mais de 80 pessoas que foram sequestradas no começo deste mês no Estado de Zamfara, no noroeste do país, após o pagamento de resgate, disseram pais e o chefe de uma vila neste sábado.

Gangues de homens armados têm atacado centenas de comunidades locais no noroeste da Nigéria nos últimos anos, enquanto militantes islâmicos continuam realizando ataques no nordeste do país.

Dois pais da vila de Wadzamai, em Zamfara, disseram que pagaram 20 mil nairas (equivalente a 43,50 dólares) cada e que seus filhos estavam entre os liberados na sexta-feira. Eles sofriam de severa subnutrição.

Um líder da vila em Wadzamai afirmou que 11 pessoas ainda estavam sendo mantidas como reféns, mas duas foram mortas tentando escapar de seus captores.

Um porta-voz da polícia de Zamfara disse que não poderia comentar em um primeiro momento.

Sequestradores na Nigéria muitas vezes mantêm suas vítimas por meses na floresta, se o resgate não for pago, e também exigem taxas de proteção aos moradores das vilas para permitir que eles possam cultivar e colher suas safras.

(Reportagem de Ahmed Kingimi)

Fonte: CNN Brasil