O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em uma entrevista neste domingo (18) que “a pandemia acabou”, embora o país continue enfrentando infecções por coronavírus que matam centenas de americanos diariamente.

“A pandemia acabou”, disse Biden durante entrevista ao programa “60 Minutos” da CBS, gravada à margem do salão do automóvel de Detroit, um evento que atraiu milhares de visitantes.

“Ainda temos um problema com a Covid-19. Ainda estamos trabalhando muito nisso. Mas a pandemia acabou. Se você notar, ninguém está usando máscaras. Todo mundo parece estar em muito boa forma. E então acho que está mudando.”

O número de vítimas da pandemia de Covid diminuiu significativamente desde o início do mandato de Biden, quando mais de 3.000 americanos por dia estavam morrendo, à medida que cuidados, medicamentos e vacinas se tornaram mais amplamente disponíveis.

Mas quase 400 pessoas por dia continuam morrendo de Covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Biden passou mais de duas semanas isolado na Casa Branca após duas crises com a Covid, a partir de julho. Sua esposa Jill contraiu o vírus em agosto. Biden disse que os casos leves são uma prova das melhorias no atendimento durante sua presidência.

Biden pediu ao Congresso mais US$ 22,4 bilhões em financiamento para se preparar para um potencial aumento de casos da doença.

Fonte: CNN Brasil