Um agricultor palestino que trabalha em sua terra em Gaza descobriu a cabeça de uma estátua de 4.500 anos da deusa cananéia Anat.

A cabeça, que foi revelada ao público na terça-feira (26), foi encontrada em Sheikh Hamouda em Khan Younis, disse Jamal Abu Rida, diretor do Ministério de Turismo e Antiguidades de Gaza, em entrevista coletiva.

“No começo, eu esperava vendê-lo para alguém para ganhar algum dinheiro”, disse Nidal Abu Eid, o agricultor, ao The New Arab, “mas um arqueólogo me disse que era de grande valor arqueológico“.

A equipe do ministério concluiu que a cabeça pertencia a uma estátua de Anat, a deusa do amor, da beleza e da guerra na mitologia cananeia, disse Rida.

Os cananeus eram um antigo povo pagão que a Bíblia diz que habitava Jerusalém e outras partes do Oriente Médio antes do advento do monoteísmo.

Rida chamou a estátua de “um símbolo da mais antiga civilização humana que viveu na cidade de Gaza”.

A estátua será exibida no Museu do Palácio do Paxá em Gaza nos próximos dias, disse o funcionário do ministério Nariman Khaleh.

Uma escultura da deusa cananeia ‘Anat’ é exibida na cidade de Gaza / Anadolu Agency/Getty Images

O museu, um dos poucos em Gaza, serviu como escola para meninas antes de ser transformado em museu graças a uma doação alemã.

A primeira história do palácio data dos mamelucos, uma dinastia muçulmana que governou o Egito e grande parte do Levante do Cairo entre os séculos XIII e XV.

A segunda história é uma construção em grande parte otomana, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Gaza praticamente não recebe turistas externos, pois o movimento de entrada e saída do território é fortemente restrito.

*Com informações de Mohammed Abdelbary, da CNN

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil