O Brasil tem trabalhado junto aos sócios do Mercosul para que ainda neste ano o bloco assine um acordo de livre comércio com Singapura.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17) pelo ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, durante encontro com o ministro Vivian Balakrishnan, dos Negócios Estrangeiros da República de Singapura, em visita ao Palácio do Itamaraty.

“Um dos vetores da polícia externa do governo Lula a aproximação do Sudeste Asiático. Temos muito em comum”, explicou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O acordo está sendo elaborado há quase dois anos, e depende de alguns ajustes para ser assinado. O documento vai permitir o intercâmbio de tecnologias e o aumento na balança comercial.

Nesta terça-feira (18) o representante de Singapura ainda terá encontros com vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alkimin; e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Mais do que tratar de projetos, importantes e exportações, ambos vão falar de investimentos no Brasil. O país asiático é um dos maiores investidores financeiros no país, por meio de fundos soberanos, sobretudo em saneamento e infraestrutura.

Acordos

Entre os termos assinados até agora está o que evita Dupla Tributação (DTA) entre os dois países, que entrou em vigor em 2021. O DTA reduz as barreiras ao investimento transfronteiriço e visa aumentar os fluxos comerciais e econômicos entre os dois países.

“Acreditamos que acordos como esse beneficiarão as empresas no Brasil e em Singapura e impulsionarão os fluxos comerciais e de investimento nos dois sentidos”, disse o ministro do país.

A declaração conjunta observou que os dois países saudaram o rápido crescimento do comércio e dos investimentos entre os dois países nos últimos anos.

O Brasil é o maior parceiro comercial de Singapura na América Latina, e o país é o maior parceiro comercial do Brasil no Sudeste Asiático e o terceiro maior na Ásia.

Em 2022, seu comércio bilateral de mercadorias cresceu mais de 70% ano a ano.

“Eles (os ministros) tomaram nota, com satisfação, dos investimentos de Singapura no desenvolvimento da infraestrutura e logística brasileira e do papel de Singapura como um hub para negócios brasileiros no Sudeste Asiático”, disse o comunicado conjunto.

Acrescentou que os ministros também saudaram a recente conclusão das negociações de um plano de regionalização para o controle da gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil.

A declaração disse que ambos os países reconheceram o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação para a competitividade das economias de seus países e concordaram em incentivar a interação entre os ecossistemas de inovação dos dois países.

Sobre a mudança climática, o comunicado disse que os dois ministros reconheceram a necessidade de trabalhar juntos na questão, incluindo a promoção do desenvolvimento ambientalmente sustentável, acelerando a implementação dos compromissos assumidos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e seu Acordo de Paris.

“Acreditamos que o combate às mudanças climáticas é uma prioridade para nós dois – é uma preocupação para nossos países. Concordamos em fortalecer a cooperação climática, especialmente no desenvolvimento de mercados globais de carbono justos, inclusivos e que funcionem bem”, disse o ministro de Singapura durante a coletiva de imprensa.

Fonte: CNN Brasil