1 de 2
Colchões onde profissionais da saúde dormiam e eram acordadas com técnico em enfermagem as tocando — Foto: g1 Santos

Colchões onde profissionais da saúde dormiam e eram acordadas com técnico em enfermagem as tocando — Foto: g1 Santos

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) irá apurar as denúncias de importunação sexual e estupro de vulnerável contra o técnico de enfermagem, de 46 anos, preso suspeito de abusar de colegas de trabalho dentro de uma unidade de saúde de Peruíbe, no litoral de São Paulo. Ao menos cinco vítimas foram identificadas pela Polícia Civil.

Os abusos, segundo apurado pelo g1, aconteciam desde 2018, em locais de descanso dos profissionais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe. O homem aproveitava quando suas colegas de trabalho estavam dormindo para passar a mão nas partes íntimas delas, como seios, nádegas e genitais.

2 de 2
Beliches no cômodo de descanso onde técnico em enfermagem abusava de colegas — Foto: g1 Santos

Beliches no cômodo de descanso onde técnico em enfermagem abusava de colegas — Foto: g1 Santos

De acordo com as informação fornecidas pelo Coren nesta quinta-feira (9), uma sindicância foi aberta para apurar esses casos, e seguirá sob sigilo processual. Todo documento referente ao assunto será anexado para análise, e caso haja indícios de infração ética, um processo ético-profissional deve ser aberto.

O técnico de enfermagem envolvido será notificado para apresentar a sua versão do fato. Em caso de confirmação, segundo o Conselho, ele pode ser advertido, multado, censurado, suspenso temporariamente do exercício profissional ou cassado do exercício profissional. Ainda não já informações de em quanto tempo será finalizado o processo, pois o caso ainda é apurado pela Polícia Civil.

Abusos em sala de descanso

Até o momento, pelo menos cinco vítimas foram identificadas. Segundo uma das vítimas, ela chegou a acordar, por duas vezes, com o homem a tocando. “Acordei com ele passando a mão nas minhas costas, mas quando chegou perto do bumbum, eu acordei e apertei o dedo dele. Falei para ele me respeitar, e ele disse que estava brincando”, disse.

A situação se repetiu alguns meses depois e, conforme o tempo passou, as vítimas foram conversando entre si e notando as semelhanças entre os abusos sexuais: sempre enquanto elas estavam dormindo na sala de descanso dos técnicos em enfermagem, no período noturno. Ele deitava em um local próximo da vítima e se aproveitava do local reservado para tocá-las.

Polícia em Peruíbe investiga denúncias contra técnico em enfermagem por assédio

Polícia em Peruíbe investiga denúncias contra técnico em enfermagem por assédio

Ele começou a ser investigado pela Delegacia da Mulher após a denúncia de uma das enfermeiras. Os crimes aconteceram na UPA de Peruíbe, no período noturno e na área de descanso dos profissionais. Como as mulheres estavam sempre dormindo nos momentos dos ataques, ele se aproveitava do sono profundo para que elas não resistissem ou pudessem se defender dos atos libidinosos.

A investigação apontou, também, que o técnico teria encostado seu órgão genital nas mãos de uma paciente de 55 anos durante atendimento, mas a Polícia Civil ainda não conseguiu localizá-la. O suspeito foi encaminhado até a Cadeia Pública de Peruíbe, onde permanece preso durante as investigações, que correm sob segredo de Justiça. A Polícia Civil espera que, com a divulgação da prisão, novas vítimas se apresentem e prestem depoimento.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1

Fonte: G1