1 de 2
Animal exótico estava em uma casa da capital de MS — Foto: Decat/Divulgação

Animal exótico estava em uma casa da capital de MS — Foto: Decat/Divulgação

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista foi acionada nesta quarta-feira (8) para resgatar um animal, que chamou de ouriço-cacheiro, da casa de uma moradora de Jardim Imã, bairro de Campo Grande. Entretanto, o bicho é, na verdade, um headgehog (ou ouriço pigmeu africano), mesma espécie que inspirou um famoso personagem de videogame.

De acordo com a Decat de Mato Grosso do Sul, o animal encontrado foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que confirmou a informação. E por se tratar de um animal exótico, ele “não pode ser solto nos biomas do estado”.

Após avaliação do Cras que reforçou que “a existência desses animais no país é de origem ilegal” o bichinho foi levado para o biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para “ter a devida destinação”

2 de 2
Animal achado em casa de MS inspirou personagem de videogame — Foto: Decat/Divulgação

Animal achado em casa de MS inspirou personagem de videogame — Foto: Decat/Divulgação

Edmur Lavedo Gomes, fiscal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) há 20 anos, foi quem explicou ao g1 a diferença entre os ouriços brasileiros, que “são maiores e se defendem com espinhos”, em relação ao hedgehog.

“A legislação federal encontrada no site do Ibama classifica o que são espécies silvestres brasileiras, domésticas. E quanto às exóticas há legislação proibindo importação, reprodução, comercialização e posse de algumas espécies, por motivos de risco de invasão, competição e transmissão de doenças às nossas espécies silvestres”, afirmou sobre o mamífero.

Vale lembrar que é preciso ter autorização do Ibama para ter um hedgehog, que tem importação, reprodução, comercialização e posse ilegais no país. “Tem que vir de criadores autorizados e com documentação”, explicou Lavedo.

Fonte: G1