1 de 3
Na foto, Sophia e o irmão mais velho — Foto: Arquivo Pessoal

Na foto, Sophia e o irmão mais velho — Foto: Arquivo Pessoal

Uma jovem de 22 anos descobriu que estava grávida no momento do parto em São Vicente, no litoral de São Paulo, e acabou dando à luz, na própria residência, com a ajuda do marido. Em entrevista ao g1 nesta quinta-feira (9), a atendente Luana Alves da Silva, de 22 anos, relata que estava com dores, mas que achou que se tratava de cólicas menstruais.

O parto ocorreu no bairro Boa Vista e foi feito pelo próprio pai dela, o jogador Kaik Geovanny Domingues Borges, de 24 anos. Apesar da vinda inesperada e do susto sofrido pelo casal, a pequena Sophia nasceu saudável, com 2,8 kg e sem complicações. Nesta quinta, ela completa 10 dias de vida.

A atendente conta ao g1 que não imaginou que estava grávida porque não teve os sintomas da gestação. Segundo ela, como já tem um filho de cinco anos, já conhecia bem os indícios de estar esperando um bebê.

“Sintomas de gestante eu não senti nenhum e estava menstruando também. Como eu já tive meu primeiro filho, sabia de alguns sintomas, contrações. Agora na gravidez dela a única coisa que senti foi uma cólica muito forte no pé da barriga. E a barriga não cresceu muito para falar que eu estava grávida, ainda mais de nove meses. Não senti enjoo, nada”, conta.

Mas, na última semana, ela conta que levantou de manhã para trabalhar e foi se arrumar, e, quando estava saindo para ir ao serviço, sentiu dores um pouco mais fortes, mas achou que era uma cólica menstrual. “Só que a dor aumentou, aí mandei uma mensagem para o meu patrão avisando que eu estava muito mal e não aguentaria ir trabalhar, então iria no hospital e voltava ao trabalho no outro dia”, conta.

2 de 3
Apesar do susto, bebê nasceu com 2,8 kg e saudável — Foto: Arquivo Pessoal

Apesar do susto, bebê nasceu com 2,8 kg e saudável — Foto: Arquivo Pessoal

Porém, conforma conta, ao entrar de volta para casa, as dores começaram a aumentar e ela chamou o marido e pediu que ele acionasse o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Ele ainda falou: ‘calma amor, vai passar’, porque nenhum de nós dois imaginava que era um bebê. E eu falei que não estava aguentando de dor e que estava saindo uma substância escura de mim, então ele chamou o Samu e eu fui tomar banho. Nessa hora eu também estava com muita vontade de fazer xixi”, afirma.

Ao entrar no banho, ela conta que a dor se intensificou e decidiu agachar, momento em que sentiu algo no seu órgão genital. Nesse momento, pediu ajuda para o companheiro, para identificar o que era. “Eu falei ‘amor, vou morrer, o que é isso em mim’, e até então eu nem pensava na hipótese de ter um bebê”, diz.

Em seguida, ela conta que deitou e o marido viu que, na verdade, tratava-se de um bebê e que a pequena Sophia já estava nascendo. “Eu fiquei sem acreditar, com medo, mas meu marido ficou calmo e começou a fazer o parto. Eu fiz força para ela vir e ela nasceu, só que ela saiu ao contrário, as perninhas vieram primeiro e depois a cabeça. E ela saiu meio roxinha, sem chorar, e meu marido apertou o peito dela, foi aí que ela reagiu”, relembra.

3 de 3
Jovem descobre gravidez no momento de dar à luz e marido faz parto dela em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Jovem descobre gravidez no momento de dar à luz e marido faz parto dela em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Pouco tempo depois, o Samu chegou ao imóvel em que família mora, e conduziu mãe e filha para o Hospital São José, em São Vicente, onde Luana fala que elas tiveram um ótimo atendimento e a bebê recebeu alta após três dias.

Segundo a jovem, como Sophia nasceu sem que a família esperasse, eles não tinham nada para ela e contaram com a ajuda dos amigos e da família para conseguir as coisas.

“Quando ela nasceu levei um susto. Eu já tenho um filho de cinco anos então não tinha o objetivo de ter mais nenhum, e eu sou nova ainda, então não planejava ter outro agora. E acabou que ela chegou assim, do nada. Veio de surpresa, e eu pensei ‘meu Deus como você estava assim escondida?’. Mas já a amamos muito”, conta ela, rindo.

Gestação silenciosa

O g1 já havia entrevistado mulheres que descobriram que estavam grávidas minutos antes do parto. Sobre esses casos, a obstetra Mariana Paiva de Castro Sodré explicou que a gestação silenciosa pode acontecer, mas são raros os casos e pouco estudados pela medicina. “Há pouquíssimos artigos em termos de literatura e pesquisa”, relatou.

Sobre o não crescimento da barriga, Mariana explicou que, em alguns casos, o feto pode ter restrição de crescimento intrauterino. Com isso, fica mais difícil perceber um aumento abdominal, o que faz com que os sintomas sejam negligenciados. “Eu já tive uma paciente que só descobriu no sétimo mês. Ela já havia passado até por endoscopias, devido aos muitos enjoos”, disse a médica.

Mariana explicou, também, que esses casos devem ser avaliados individualmente. “Os riscos envolvem o fato de a gravidez não ser acompanhada, principalmente no pré-natal, que é fundamental para a redução da mortalidade materna e fetal”, acrescentou.

Outro risco destacado pela obstetra é a exposição a situações às quais uma gestante não deveria se submeter, como suplementação inadequada. Em outros casos, as mulheres, sem saber que estão grávidas, acabam passando pelo parto na própria residência, sem apoio de uma equipe médica, como ocorreu com a jovem de Praia Grande.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1

Fonte: G1