Instalação de arte transforma estádio em floresta na Áustria

Instalação de arte transforma estádio em floresta na Áustria

Esqueça as bolas, jogadores e gritos de gol. No estádio de futebol Wörthersee na cidade de Klagenfur, na Áustria, 300 árvores estão crescendo no meio do gramado para conscientizar sobre as alterações climáticas mundiais e os perigos do desmatamento.

A floresta temporária de árvores nativas é organizada pelo curador suíço Klaus Littmann. Algumas das árvores já são muito grandes e pesam até seis toneladas.

A instalação na Áustria levou 22 dias para ser executada, com espécies que vieram da Itália, Alemanha e Bélgica.

Em seu site, Littmann explica que a exposição procura “desafiar nossa percepção da natureza e questionar seu futuro”. Ela visa provocar uma reflexão sobre se a natureza algum dia poderá ser encontrada apenas em espaços designados, como os animais são encontrados em jardins zoológicos.

A obra “A interminável atração da natureza” de Max Peintner (1970/71), que inspira a instalação no estádio — Foto: Max PeintnerA obra “A interminável atração da natureza” de Max Peintner (1970/71), que inspira a instalação no estádio — Foto: Max Peintner

A obra “A interminável atração da natureza” de Max Peintner (1970/71), que inspira a instalação no estádio — Foto: Max Peintner

O público poderá ver a floresta de muitos ângulos dentro do estádio de 30 mil lugares a partir da próxima semana.

A inspiração para a exposição foi um desenho distópico do arquiteto austríaco Max Peintner, que Littmann descobriu há quase 30 anos.

Cada uma das 300 árvores será levada de volta em 27 de outubro, após o fechamento da exposição. Por questões ecológicas, as árvores serão transferidos para um local próximo ao estádio.

Fonte: G1