VÍDEO: criança anda pelo lado de fora da janela de apartamento, em Niterói

VÍDEO: criança anda pelo lado de fora da janela de apartamento, em Niterói

Um vídeo que viralizou nas redes sociais na quarta-feira (8) e que mostrava uma criança andando no parapeito de uma janela de um edifício em Niterói, na Região Metropolitana do Rio (veja no vídeo acima), acendeu um alerta para pais e responsáveis que querem evitar esse tipo e acidente.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Anualmente, são cerca de 3,6 mil óbitos e 111 mil crianças hospitalizadas por motivos como afogamentos, quedas e queimaduras ocorridos na residência ou entorno.

O g1 ouviu pediatras sobre o assunto para entender se toda casa, mesmo as que tem um andar, precisa de proteção e como colocá-las em prática.

Para a pediatra Isabella Ballalai, que é membro do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), a primeira coisa a se fazer em uma casa que tem crianças e colocar telas de proteção em todas as janelas. E não é qualquer tela. Tem que ser uma estrutura profissional que de fato vede a passagem e aguente o peso de um corpo, por exemplo, se o pior acontecer.

“É importante lembrar que, até o tombo da própria altura pode levar a um quadro grave. Então, mesmo nos imóveis de um andar só esse tipo de proteção deve ser considerada. Outro cuidado é não deixar móveis próximos às janelas para evitar que sirvam de ‘escada’ para a criança subir e se debruçar. A criança é naturalmente curiosa, vai sempre buscar aquele desafio. Então nada de sofás, cadeiras ou cômodas perto das janelas”, diz.

1 de 2
A criança na janela: imagem viralizou e assustou os vizinhos — Foto: Reprodução

A criança na janela: imagem viralizou e assustou os vizinhos — Foto: Reprodução

Ela lembra ainda que o mesmo cuidado deve ser observado em escolas e estabelecimentos que cuidam de crianças e adolescentes.

“Janelas e escadas de escolas também devem ser teladas ou protegidas com grades para evitar acidentes, assim como casas que tem adolescentes que venham a ter alteração de comportamento”, diz.

Quedas até 2 anos podem ser mais graves

Já o pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria Paulo Roberto Alves Lopes destaca ainda que acidentes com crianças de até 2 anos tendem a ser mais graves por causa da desproporcionalidade que existe entre a cabeça e o corpo.

“A criança nasce com a cabeça desproporcional em relação ao tamanho do corpo. À medida que cresce, isso vai se ajustando. Mas em caso de acidentes até essa idade, é a parte do corpo que bate no chão primeiro e, dependendo da altura, a chance de traumatismo craniano é maior. Digo sempre que acidente é aquilo que a gente não pode prevenir, se pode e não o faz, é negligência. Casa com criança, de qualquer idade, tem que ter tela”, diz.

O pediatra e médico sanitarista do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ, Daniel Becker endossa o discurso da prevenção e destaca além das redes de proteção, o uso de portinhas de segurança em escadas ou outros locais que possam representar perigo.

“A primeira coisa a se fazer em casa com criança é bloquear janelas, acesso a escadas e a locais perigosos, como cozinha. Tem que ter tela em qualquer janela, a não ser que seja uma janela muito baixa, o que não é comum, e mesmo de uma janela baixa, a criança pode cair e parar no hospital por causa de uma gravidade. Recomendo o uso de redes pelo menos até 5 anos. O ideal é mais”, diz .

Nem laje, nem cozinha

Daniel destaca ainda algumas situações que podem parecer inocentes para quem tem criança em casa, mas são focos de acidentes.

“É importante ter muito cuidado com bebês. Eles são ágeis e, mesmo os que engatinham, já escalam coisas. Tem que estar atento principalmente aos móveis que estão perto da janela. Bebês devem ser vistos o tempo todo. Se você não puder ver o tempo todo, coloque no cercadinho por um tempo. Não tem problema. Desde que ele não fique lá o tempo todo. Escada e laje não são lugares de brincar. Beliche é perigoso. Criança de menos de 5 anos não deve dormir em beliche, e as maiores devem usar grade de proteção. Crianças mais velhas que fazem esporte, ou andam de bicicleta devem usar sempre equipamentos de segurança”, detalha.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulga uma lista de acidentes mais comuns entre crianças.
No manual de orientação para a prevenção de acidentes da entidade (2019 – 2021), as quedas ocupam as seguintes posições nos acidentes de acordo com as idades:

  • De 0 a 4 meses de idade – 4º lugar em causa de acidentes, sendo as quedas de trocador o mais comum;
  • De 5 a 12 meses de idade – 1º lugar em causa de acidentes, sendo as quedas de trocador, acidentes com andadores (que são proibidos), e quedas de degraus e escadas os mais comuns;
  • De 1 a 4 anos de idade – 1º lugar em causa de acidentes, sendo as quedas de locais como escadas, janelas, sacadas e vãos as mais comuns.

Veja dicas de como prevenir acidentes da SBP:

  • criança nunca deve ficar sozinha, nem sob a guarda de outra criança;
  • coloque telas nas janelas, sacadas e vãos desprotegidos, como laterais de escadas;
  • não deixe objetos, cadeiras, sofás e outros apoios próximos desses lugares de risco;
  • cuidado com superfícies molhadas e escorregadias que provocam o desequilíbrio e quedas;

Um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar uma criança andando na janela de um edifício em Niterói, Região Metropolitana do Rio (veja no vídeo acima).

O prédio fica na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, bem próximo ao Campo de São Bento, Zona Sul da cidade. O g1 esteve no local na manhã desta quarta-feira (8) e ouviu testemunhas da cena.

“Estava no prédio que fica atrás quando ouvi um pedreiro, que trabalha em uma obra aqui próxima, gritando. Fui até a varanda e vi a criança. Fiquei desesperada e também comecei a gritar. Foi quando os responsáveis viram o que estava acontecendo e correram para o quarto para tirar a criança de lá. Fique apavorada”, disse a doméstica que trabalha no prédio próximo.

Nas imagens, as pessoas que estavam no prédio em frente entraram em desespero diante da possibilidade de uma queda do menino.

LEIA TAMBÉM:

2 de 2
Criança ficou pendurada do lado de fora de janela de prédio na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí — Foto: Carlos Brito / g1

Criança ficou pendurada do lado de fora de janela de prédio na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí — Foto: Carlos Brito / g1

Fonte: G1