Empreende DF

Empreende DF

Sair do tradicional “frango com salada” e “batata doce com ovo”, era a proposta da empreendedora Lígia Braga. Ela, que sempre teve uma alimentação saudável, tinha desejo de abrir algo nesse ramo e juntou com o da sua mãe que queria abrir uma cafeteria, para começar um negócio que era novo na capital. “Eu nunca tinha visto no Brasil uma cafeteria aliada à comida saudável. Então unimos os nossos desejos e abrimos esse espaço”, conta Lígia.

Cafeteria com gastronomia funcional

Em agosto de 2019, Lígia abriu as portas do negócio e concretizou o desejo de sair do óbvio. Pizzas funcionais, paella vegetariana, bobó de abóbora com cogumelos, brigadeiros e, claro, grande variedade de cafés são servidos na cafeteria que também chama a atenção pela decoração. “Eu sempre quis que as pessoas entrassem aqui sem saber que era um local de comida saudável. Que elas fossem cativadas pelo ambiente, pela beleza dos pratos. E é muito gratificante porque tenho alcançado esse objetivo”.

“O Sebrae me ajudou a sair do zero”

Empreender com apenas 24 anos foi um desafio para Lígia que foi amparada pelo Sebrae DF. Logo no início, ela procurou a instituição que deu todos os subsídios para elaborar seu plano de negócios. “Eu tive um consultor que me ajudou em como faria, como seria e para onde eu iria. O Sebrae me apoiou muito, me ensinou a sair do zero”, conta.

Formada em publicidade, Lígia faz também toda a parte de marketing da empresa. Produz conteúdo, atualiza todas as redes sociais, além do site e cardápio. “O Vert é um café com muita presença digital, investimos muito nisso e me traz muito retorno”, diz.

1 de 1
Lígia Braga atendendo em sua cafeteria — Foto: Divulgação

Lígia Braga atendendo em sua cafeteria — Foto: Divulgação

Proposta lixo zero

Quando Lígia ainda pensava em abrir seu próprio negócio, já pretendia também ajudar o planeta. A cafeteria tem proposta lixo zero e recicla vidros, papelões, faz compostagem dos alimentos e trabalha com embalagens feitas de bagaço de cana. Nada de plástico entra no estabelecimento. “Tudo o que a gente pode fazer para gerar o mínimo de resíduo, nós fazemos. Além de ensinar não só o nosso consumidor, mas ser exemplo para outras empresas também. Isso faz parte da minha vida, da minha história”, diz.

A empreendedora diz que a inovação sempre fez parte de toda história do seu negócio, que trabalha ainda com cafés de alta qualidade, servidos com leite zero lactose, vegetal, com várias releituras dos cafés tradicionais. “Inovar está presente em todo o tempo, principalmente porque os clientes tendem a querer sempre novidades. Aqui, por exemplo, também trabalhamos com cardápio sazonais”, ensina.

Fonte: G1