Depois de vários meses cumprindo o isolamento social, muitas pessoas têm sonhado com uma coisa: quando vão poder voltar a planejar férias em família. Fechados em razão da pandemia de Covid-19, hotéis e resorts em vários países da Ásia e Europa estão reabrindo pouco a pouco. No Brasil, as redes começam a se preparar também para esse momento de retorno à operação. É o caso do Club Med, rede internacional de resorts e criadora do conceito All-Inclusive.

Após o fechamento de todas as 78 unidades espalhadas pelo mundo, a rede começou a retomar o funcionamento nos países em que o pico da pandemia foi superado. “Nossa primeira prioridade sempre foi a saúde e a segurança de nossos hóspedes e equipes. Realizamos um intenso trabalho de pesquisa para oferecer toda a segurança sanitária na reabertura e criamos o programa ‘Seguros Juntos by Club Med’. As decisões de nosso Comitê Científico global seguem as mais rigorosas exigências e recomendações das autoridades de todos os países onde estamos e da Organização Mundial da Saúde”, explica Janyck Daudet, CEO do Club Med na América Latina.

As mudanças no funcionamento dos resorts passaram a ser também prioridade para os hóspedes, principalmente os que viajam com crianças. “A primeira preocupação vai ser com a segurança, com as medidas sanitárias que estarão sendo adotadas para não haver risco de contágio para os hóspedes”, define Paula Massena, hóspede habitual de resorts. “Outro ponto são as atividades recreativas, porque o melhor de ir para resorts é que eles oferecem atividades para as crianças enquanto os pais podem relaxar. Como seriam as atividades recreativas para as crianças com distanciamento social?”, continua a servidora pública, mãe de dois filhos, um de 11 anos e outro de 1 ano e 11 meses.

Programa “Seguros Juntos”: um novo modelo de resort

As mudanças previstas pelo programa ‘Seguros Juntos’ começam na chegada ao resort. Em qualquer unidade Club Med, antes de desembarcar do veículo, todos os passageiros terão sua temperatura aferida. Apenas depois podem seguir para a recepção, para um check-in agilizado com a possibilidade de cadastro online antecipado. Ainda na recepção o hóspede notará diferenças que ele encontrará em toda a sua estada: equipe usando sistematicamente máscaras e outros equipamentos de proteção individual, o espaçamento entre os postos de atendimento, a sinalização do piso para distanciamento, as proteções acrílicas nos balcões e a oferta de álcool em gel 70%.

“Quando decidirmos voltar a viajar, vamos procurar saber qual será a taxa de ocupação que o resort permitirá, quais as medidas de prevenção adotadas nas áreas comuns e nos quartos e quais atividades estarão disponíveis. As nossas prioridades serão resorts em que possamos viajar de carro, além de lugares com grandes áreas abertas e com atividades ao ar livre.”, pondera Marcela Puppin, engenheira, mãe de duas crianças, de 5 anos e três meses, que se hospeda regularmente no Club Med.

Esses cuidados são parte do programa “Seguros Juntos” também. Os resorts Club Med reabrem com redução da ocupação máxima e da capacidade de seus restaurantes para evitar a concentração de pessoas. Essa missão é facilitada por ser uma marca da rede ter suas unidades em áreas muito amplas e ao ar livre, em meio à natureza, mas próximas aos grandes centros. O Club Med Lake Paradise, localizado a 1h30 da cidade de São Paulo, por exemplo, conta com 49 hectares, ou seja, 490 mil metros quadrados, o equivalente a quase 70 campos oficiais de futebol. Essa amplitude também é encontrada nos resorts Club Med Rio das Pedras, na Costa Verde do Rio de Janeiro, e no Club Med Trancoso, refúgio boêmio no sul da Bahia. Academias e outras atividades esportivas também estão reformuladas, com equipes de limpeza dedicadas a cumprir rigorosos protocolos internacionais.

Todo o protocolo de cuidado com as crianças também foi revisado e adaptado. O Club Med sempre atraiu famílias, entre outras coisas, pela ampla oferta de atividades para crianças e monitoria infantil em seu Mini Club. Entre uma série de medidas adotadas para a proteção dos pequenos, algumas se destacam, como a aferição de temperatura de cada criança, diariamente, ao chegar no Mini Club. Além disso, o espaço passa a contar com uma pessoa dedicada da equipe de limpeza, que irá higienizar cada brinquedo ou mobiliário após o uso. As atividades também foram repensadas e agora vão acontecer, em geral, ao ar livre.

“Atuamos com empresas de referência para definir as medidas de segurança adotadas. Seguimos diversos protocolos de auditoria, como o POSICheck, para a prevenção da propagação de infecções, da Cristal International Standards, líder mundial em gestão de riscos”, explica Ieda Dall Agnol, Diretora de Operações do Club Med na América Latina. Para a higienização, os cuidados incluem ainda os fornecedores de materiais para limpeza. “Trabalhamos com os produtos de desinfecção de nível hospitalar da Ecolab, líder mundial em soluções, tecnologias e serviços de água, higiene e prevenção de infecções”, completa Ieda.

Em cada resort da rede, um profissional higienista supervisiona e assegura o cumprimento de todas as medidas de segurança. O gerente de Higiene e Segurança Alimentar é responsável pelo respeito às normas de prevenção e controle de higiene em todo o resort, bem como da segurança alimentar. Para garantir a transparência e o acesso a toda informação que o hóspede precisa para fazer sua reserva com segurança, o Club Med mantém em seu site uma página dedicada a informar os detalhes do programa Seguros Juntos by Club Med.

As ações do programa “Seguro Juntos” não se limitam à segurança dos hóspedes. A saúde da equipe que trabalha nos resorts também é uma prioridade e medidas foram adotadas exclusivamente para sua segurança. Todos que trabalham nos resorts passam por um treinamento completo sobre os procedimentos adotados pela rede. Assim como os hóspedes, a temperatura de 100% da equipe é verificada e registrada diariamente. Além disso, o Club Med conta com um amplo estoque de Equipamentos de Proteção Individual para uso sistemático de toda a equipe.

Hóspedes em busca de promoções e oportunidades imperdíveis

Sabendo que o mercado de turismo e hotelaria está retomando suas atividades, já é possível ver pedidos por promoções e condições especiais nas redes sociais. O Club Med atendeu aos pedidos e fará uma Hot Sale nos dias 4, 5 e 6 de agosto com ofertas para 2020 e 2021, com descontos de até 35% para os destinos nacionais e no Caribe.

Fonte: G1