Logo Agência Brasil

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, liderava confortavelmente o primeiro turno das eleições turcas nesta segunda-feira (15), com seu opositor enfrentando um cenário difícil para impedi-lo de estender o comando para uma terceira década no segundo turno, em 28 de maio. Com 99% das urnas apuradas, Erdogan tinha 49,4% dos votos e Kemal Kilicdaroglu, 44,96%, disse o presidente do Conselho Eleitoral, Ahmet Yener. A participação foi muito alta: 88,8%.

O terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan, obteve 5,2% dos votos e analistas disseram que ele pode desempenhar papel fundamental no segundo turno se decidir apoiar um dos dois.

Notícias relacionadas:

Os ativos turcos enfraqueceram com as notícias, que mostraram Erdogan pouco abaixo do limite de 50% necessário para evitar um segundo turno de uma eleição presidencial vista como julgamento sobre seu governo autocrático.

A Aliança do Povo de Erdogan, que compreende seu Partido AK, de raízes islâmicas, e parceiros nacionalistas, também parecia prestes a obter maioria no novo Parlamento, com 321 das 600 cadeiras, aumentando ainda mais suas chances no segundo turno.

“O vencedor, sem dúvida, foi o nosso país”, disse Erdogan em discurso para apoiadores na sede do Partido AK, na capital Ancara, durante a noite.

Antes das eleições desse domingo, a oposição achava que tinha a melhor chance até agora de derrubar Erdogan, reforçada por pesquisas que mostravam o presidente atrás de seu principal adversário, Kemal Kilicdaroglu. Mas os resultados sugeriram que Erdogan e seu partido AK conseguiram reunir eleitores conservadores, apesar da crise do custo de vida.

Kilicdaroglu, chefe de uma aliança de seis partidos, prometeu vencer no segundo turno e acusou o partido de Erdogan de interferir na contagem e divulgação dos resultados. Ele pediu paciência a seus apoiadores, que estavam desanimados nesta segunda-feira.

“Estamos tristes, estamos deprimidos com toda a situação. Esperávamos resultados diferentes”, disse Volkan Atilgan, sentado perto de uma estação de balsas em Istambul. “Se Deus quiser, vamos conseguir a vitória no segundo turno.”

Por outro lado, apoiadores de Erdogan ficaram exultantes com os resultados. O engenheiro de segurança cibernética Feyyaz Balcu, de 23 anos, está confiante de que Erdogan pode resolver os problemas econômicos da Turquia.

“É muito importante para todo o povo turco que Erdogan vença as eleições. Ele é um líder mundial e todos os turcos e muçulmanos querem Erdogan como presidente”, afirmou.

Com 99% das urnas apuradas, Erdogan liderava com 49,4% dos votos e Kilicdaroglu tinha 44,96%, disse o presidente do Conselho Eleitoral, Ahmet Yener, a repórteres. A participação foi muito alta: 88,8%.

A eleição foi observada de perto pela Europa, por Washington, Moscou e toda a região, onde Erdogan afirmou o poder turco ao mesmo tempo em que fortaleceu os laços com a Rússia e colocou pressão na tradicional aliança de Ancara com os Estados Unidos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

(Reportagem adicioinal de Mehmet Emin Caliskan, Can Sezer, Ezgi Erkoyun, Karin Strohecker)

Fonte: Agência Brasil