O papa Francisco denunciou nesta sexta-feira (19) “a opressão” que vivem os indígenas da Amazônia pelos interesses econômicos e advertiu que estes “nunca estiveram tão ameaçados como agora”, durante seu discurso no encontro com os povos nativos em Puerto Maldonado, no primeiro ato de sua visita ao Peru. As informações são da EFE.
No evento principal desta viagem no Coliseu Madre de Dios, onde 4 mil representantes dos indígenas mostraram orgulhosamente seus cantos, danças e tradições, Francisco lembrou um a um os nomes dos diferentes povos originários da Amazônia e afirmou que tinha desejado “muito este encontro” e por isso quis começar sua visita ao Peru no local.
O discurso do papa neste espaço na pequena cidade de Puerto Maldonado, no coração da selva amazônica e que não chega a 75 mil habitantes, foi um elogio aos indígenas que representam “um rosto plural, de uma variedade infinita e de uma enorme riqueza biológica, cultural e espiritual”.
“Aqueles de nós que não habitamos estas terras precisamos de vossa sabedoria e conhecimento para poder entrar, sem destruir, o tesouro contido nesta região”, afirmou Francisco diante dos representantes indígenas, que se reuniram nos dias anteriores para debater sua situação.
Em seu discurso, o pontífice disse que “provavelmente os povos originários amazônicos nunca estiveram tão ameaçados em seus territórios como estão agora”.

Fonte: Agência Brasil