A eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o arquirrival Flamengo já é passado no Fluminense, que volta a campo neste domingo de olho na reabilitação após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o time de Fernando Diniz recebe o Red Bull Bragantino, às 16h, no Rio, pela nona rodada.

Atualmente com 13 pontos, o Fluminense é oitavo colocado, mas perdeu os últimos dois jogos: primeiro para o Botafogo por 1 a 0 e depois para o Corinthians, por 2 a 0, colocando pressão no técnico Fernando Diniz, que vinha recebendo elogios. Do outro lado, o Red Bull Bragantino chega embalado por cinco jogos sem derrota e duas vitórias seguidas, na décima colocação com 13 pontos.

A derrota por 2 a 0 para o Flamengo, deixou o Fluminense fora das quartas de final da Copa do Brasil. Antes tinha perdido duas vezes pelo Brasileirão. Para o Botafogo (1 a 0) e para o Corinthians, por 2 a 0, em São Paulo. Apesar da sequência ruim, o ambiente é, aparentemente, tranquilo pelo lado das Laranjeiras, mas existe aquela ansiedade de voltar a vencer. O time não faz gols há quatro jogos.

Demonstrando muita tranquilidade, Fernando Diniz falou sobre a pressão de não vencer os últimos jogos. “Minha resposta vai ser a mesma de quando vencemos o Carioca. Muita gente acha que o Fluminense vai do céu ao inferno. Não estamos nem no céu e tampouco no inferno. Comigo não vai ter inferno. O time mostrou reação e começou a jogar bem. Foi um jogo muito difícil. Quero ver no futuro quem vai ter um domínio da posse como a gente teve diante do Flamengo. O resultado foge das nossas mãos muitas vezes, tem coisas que não se explicam. Os jogadores sabem que precisamos melhorar, sabem que precisamos olhar o nosso rendimento e continuar melhorando. É bom senso, continuamos na mesma, não é céu ou inferno. Comigo não tem inferno.”

Diniz deve fazer pelo menos uma mudança no Fluminense. Após cumprir suspensão no clássico do meio da semana, Felipe Melo está de volta e deve fazer dupla de zaga com Nino, com a saída de Manoel. Na lateral-esquerda, Guga deve continuar, mesmo com Marcelo tendo voltado a treinar, refeito de dores musculares na panturrilha. Como já aconteceu diante do Flamengo, ele ser poupado visando o duelo contra o River Plate pela Copa Libertadores.

O volante Thiago Santos, ex-Grêmio, e o atacante Lelê, ex-Volta Redonda, não puderam atuar pela Copa do Brasil, mas voltam a ser opções neste jogo do Brasileiro.

Do outro lado, o técnico Pedro Caixinha poderá contar com o retorno do zagueiro Eduardo Santos, que se recuperou de um estiramento no músculo posterior da coxa direita, para armar o Red Bull Bragantino. A presença dele no time titular, porém, é incerta. Isso porque, Léo Realpe e Luan Patrick vêm formando a dupla de zaga nas últimas duas rodadas e estão bem, tanto que não levaram gols nos dois jogos.

Mas o departamento médico segue cheio, com Bruninho (lesão na coxa), Léo Ortiz (cirurgia no joelho), Luan Cândido (cirurgia na tíbia), Lucas Cunha (cirurgia no joelho), Nacho Laquintana (cirurgia no tornozelo), Natan (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo), Raul (cirurgia no joelho), Talisson (entorse no tornozelo esquerdo).