A Flórida permanece como a capital dos raios dos Estados Unidos em 2019, seguida pelos estados da Costa do Golfo às Planícies e Centro-Oeste.

O Sunshine State teve 228 eventos de raios por milha quadrada no ano passado, de acordo com um relatório da Vaisala, com sede na Finlândia. Essa é a maior densidade de raios, incluindo entre nuvens e os ataques mais perigosos da nuvem para terra, para qualquer estado nos EUA.

Os outros estados que estavam entre os cinco estados mais propensos a raios em 2019 foram: Oklahoma, Missouri, Texas e Louisiana. Esses estados se destacam no mapa, que mostra em azul as áreas com maior densidade de eventos de raios nos EUA no ano passado.

Os raios nuvem-terra mataram uma média de 26 pessoas anualmente nos EUA nos últimos 10 anos, de acordo com a NOAA. Centenas de mais pessoas são feridas pelo fenômeno a cada ano.

Mortes por raios

Quatro mortes relacionadas a raios já ocorreram este ano no Colorado, Flórida, Carolina do Sul e Texas.  Na Flórida, foi em 27 de maio em Port Saint Lucie, quando Jose Rivera, 41 anos, estava realizando um trabalho no quintal por volta das 16h30 e um raio atravessou o céu e caiu no chão onde ele estava. 

Desde que a campanha de conscientização do Lightning Safety Council começou, as mortes por raios caíram. No entanto, a Flórida ainda continua sendo o estado mais perigoso quando um raio cai – o número 1 em mortes causadas por raios, devido à sua densa população – cujas pessoas passam muito tempo fora, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

No geral, os EUA tiveram quase um quarto de bilhão de eventos de raios em 2019, informa o relatório de Vaisala.

Mais intensos no verão

Grande parte dos raios ocorre do final da primavera ao verão, quando as tempestades são mais abundantes em todo o país. Isso significa que essa pode ser a época mais perigosa do ano.

Para chamar a atenção para esses perigos, o Conselho Nacional de Segurança contra Raios declarou de 21 a 27 de junho a Semana de Conscientização sobre Segurança contra Raios.

Os raios representam o maior perigo para quem realiza atividades ao ar livre, mais comuns no verão. A melhor maneira de manter a segurança é parar o que estiver fazendo e ir para casa quando ouvir trovões, porque isso significa que um raio está próximo.

Só no Texas, os bombeiros locais responderam a uma média de 22.600 incêndios causados ​​por raios anualmente de 2007 a 2011, de acordo com a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios. Cerca de 19% deles foram incêndios domésticos. Com informações do The Weather Channel. 

Diferença entre raio e relâmpago

Raio é a ocorrência de uma descarga elétrica natural de duração muito curta e alta voltagem entre uma nuvem e o solo ou dentro de uma nuvem, acompanhada por um flash brilhante e normalmente também por trovões. Já o relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem, conforme explicação do The Weather Channel. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Flórida segue na liderança como estado com maior número de raios nos EUA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News