Os próximos eventos astrológicos e ciclos planetários apontam para momentos de profunda transformação pessoal e coletiva, com o signo de Aquário ocupando o centro das atenções.

Os últimos dois anos exigiram deste nativo grandes aprendizagens ao nível da sua estrutura profissional, pessoal e familiar, que deverá integrar nas mudanças profundas que se avizinham.

Tudo dependerá da forma como o aquariano será capaz de deixar para trás tudo o que já não lhe serve num mundo pós-pandêmico. 

O ano iniciou-se com dois planetas pessoais retrógrados, Mercúrio e Marte, favorecendo a reflexão interior, reenergização e delineação de novas metas de ação. A vida parece avançar de uma forma mais lenta e aquário deve, neste entretanto, procurar desenvolver atividades que alimentem o seu bem-estar físico, psíquico e espiritual, por exemplo procurando o convívio com a natureza, os animais ou as pessoas que mais ama, até que possa reunir as energias necessárias para dar início a um novo ano. Este compasso de espera pede que aprenda a ser mais paciente e procure respeitar o seu próprio ritmo interno no cumprimento dos seus objetivos.

É, acima de tudo, um momento de reavaliar os seus talentos, dons e recursos. No entanto, a partir de meados do mês de fevereiro sente um novo vigor para concretizar os seus desejos e avançar com maior foco e intensidade nas suas ações, favorecido pelo apoio das energias exteriores. 

No dia 8 de março, Saturno deixará o signo de Aquário, o que trará a este nativo um sentimento de libertação de antigas responsabilidades e maior flexibilidade após um longo período de muita aprendizagem.

Inicia-se uma nova fase na sua vida, onde deverá reavaliar os seus talentos e dons, estruturar as suas finanças, identificar as suas prioridades e necessidades de forma a simplificar a sua vida, fortalecendo-se e colocando em prática os seus dons criativos como nova fonte de recursos. Sentirá que consegue concretizar os seus sonhos através de esforço e muito trabalho. 

Ainda no mês de março, Plutão ingressa em Aquário, no dia 23, mas somente lá permanece por três meses, dando início a um período de intensa transformação e expansão da consciência pessoal e coletiva. Inaugura-se um ciclo de 20 anos marcado pela energia de transmutação e renovação, que será muito mais intensamente sentido pelos nativos de Aquário. Esta época será marcada pela exacerbação de transformações sociais e políticas e Aquário restabelecerá o nosso poder individual para servir os melhores interesses da humanidade com o todo, ou seja, o poder no serviço pela humanidade.

Plutão é um planeta geracional, dos planetas mais lentos, pois demora 248 anos a percorrer o zodíaco e apresenta uma órbita irregular à volta do sol, carregando uma energia densa e transformadora mais sentida ao nível do coletivo, mas também porque estará a ingressar no signo da coletividade, humanitário por natureza, mas auspicioso no que diz respeito às mudanças radicais, indicando um momento muito propício à evolução da humanidade enquanto um todo.

É, de igual modo, o signo da mudança para algo novo, do indivíduo questionador, idealista e rebelde. Marcará, assim, o início de uma geração notável pelo sentido de doação, humanitária, igualitária e libertária, como já temos vindo a testemunhar anteriormente na nossa história coletiva, com este ciclo. 

Tal como já se vivenciou no passado, este planeta vai destruir situações para fazer nascer novos paradigmas. Nada se constrói sem que primeiro se destrua o que já não nos serve mais. Assim, Plutão evoca as grandes crises para poder reconstruir. As transformações que operam são ao nível das grandes estruturas, e virá com grande poder destruidor, por forma a nos impedir de regressar à velha realidade. Os seus trânsitos são de maior grau transformador e, a nível coletivo, é sentido nas esferas de poder, no comportamento das massas e na evolução da tecnologia e ciência. Na nossa vida privada, também traz grandes transformações e, de uma forma geral, retira-nos algo a que nos apegamos ou nutrimos uma devoção emocional, para podermos construirmos algo de novo compatível com uma nova realidade.

A sua passagem na nossa vida é marcada pela transformação profunda e definitiva, daí ser designado pelo pequeno-grande transformador. Assim, importa a todos nós sabermos identificar no nosso mapa natal que assunto estará este trânsito a influenciar, pela casa que ocupa e pelos aspetos que formará, para que possamos melhor encarar essas mudanças, frequentemente associadas a grandes perdas na nossa vida.

No dia 20 de abril, Aquário irá vivenciar um eclipse solar na sua casa 3, e beneficiará da energia de Júpiter, o planeta da expansão. Será uma oportunidade para novas aprendizagens, novos estudos ou de ensino aos outros. Poderão surgir novos relacionamentos e negociações com novos grupos de amigos ou de interesses, e a época será propícia ao trabalho de escrita e partilha de ideias.

A 5 de maio, um eclipse lunar na casa 8 trará oportunidades de novas parcerias financeiras, com melhor uso dos seus recursos em novos projetos em cooperação com estes novos contactos. Júpiter entrará na sua casa 4, no dia 17 de maio, podendo ocasionar mudanças de casa, viagens, expansão do seu lar, da sua família, ou a integração de novos grupos de amigos. É uma boa fase para aprofundar o seu conhecimento da sua história familiar e integrá-la na sua vida.

Um novo eclipse lunar no dia 14 de outubro, na casa 9, favorece as viagens físicas ou espirituais, e o relacionamento com pessoas que se encontram fisicamente distantes, a partilha de informação e aprendizagens, ou talvez uma nova direção na sua vida espiritual. A outubro 28, o último eclipse lunar na casa 4 pode levar a uma mudança de ambiente, o que precisa e deseja ter à sua volta. 

Este será um ano favorável à colocação em prática das ideias que mais o entusiasma, dando início, de forma gradual e sustentada, aos diferentes projetos que o fazem sentir que está a trabalhar para maiores concretizações na sua vida. 

*Texto assinado pela astróloga Marlene Dâmaso