É possível que você não pense muito na sua saliva, mas a verdade é que ela pode ser um bom indicador para detectar algumas doenças. Grande parte da composição da saliva é água, mas também contém proteínas, hormônios e enzimas.

De acordo com o site Health Digest, a saliva auxilia no combate a algumas doenças e na prevenção de cáries. No entanto, é importante ficar atento à cor da sua saliva para perceber se há algum problema de saúde.

Normalmente, a saliva é clara e fina. É assim que você deve observá-la. Se ao escovar os dentes você encontrar sangue, pode indicar algum problema nas gengivas. Gengivas inflamadas são um sinal, por exemplo, da presença de bactérias.

Se a saliva estiver amarelada, o problema também pode ser bacteriano ou até mesmo uma infecção viral. Por outro lado, se estiver mais espessa e com pontos brancos, pode indicar uma infecção por fungos ou candidíase oral.

Nesse caso, a prevenção é fundamental, mantendo uma boa higiene oral, evitando fumar e limitando o consumo de açúcar e vinho.

Leia Também: Escova de dentes elétrica ou normal? Dentista diz qual é a melhor