Três das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de fevereiro para março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume de serviços prestados teve expansão de 0,9% em março ante fevereiro.

Os destaques foram as altas de 3,6% no setor de transportes e de 2,6% nos serviços profissionais, administrativos e complementares. Os serviços de informação e comunicação cresceram 0,2%.

Houve recuos nos serviços prestados às famílias (-1,7%) e nos outros serviços (-0,6%).

Comparação com março de 2022

De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em março de 2023 em relação a março de 2022. O volume do setor de serviços teve uma alta de 6,3%, a 25ª taxa positiva consecutiva.

Os destaques foram os desempenhos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,5%) e de informação e comunicação (6,5%).

Os demais avanços foram nos serviços prestados às famílias (3,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%). O setor de outros serviços ficou estável (0,0%).

Difusão

O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – passou de 56,0% em fevereiro para 57,8% em março.