Condomínio Country Gardens. Imagem: Winter Garden Post.

Uma empresa que gerencia complexos de apartamentos para pessoas de baixa renda na região central da Flórida anunciou o aumento do aluguel para os inquilinos, enquanto muitos ainda estão lutando para pagar a taxa atual em meio à pandemia do coronavírus.

Moradores de Country Garden, um complexo de apartamentos em Winter Garden, e do Palm Coast Senior Living, em Palm Coast, ambos gerenciado pela ConcordRENTS, estão indignados e buscam um meio para impedir o aumento.

“Todo mundo está no modo de sobrevivência no momento. Você não precisa se estressar e se preocupar com o aumento do aluguel”, disse uma das moradoras ao canal Fox35. “Eles estão tornando as coisas mais difíceis para nós, estão colocando mais estresse em nossas vidas”.

A ConcordRENTS enviou uma carta aos residentes dizendo que estava seguindo as diretrizes governamentais determinadas pelo Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, (sigla HUD, em inglês), de quanto eles podem cobrar pelo aluguel e que, conforme havia planejado e informado anteriormente aos moradores, o reajuste seria em abril de 2020″.

O aumento será a partir de 15 de abril, porém, os inquilinos argumentam que o mesmo não deve ser aumentado, pois muitos perderam o emprego em meio à pandemia de coronavírus.

A deputada estadual Anna Eskamani disse que, embora a empresa tenha permissão legal para aumentar o aluguel, ela ficou chocada ao ver que eles seguiram com o aumento, dadas as dificuldades financeiras que tantos estão enfrentando.

“Eles parecem que aumentam o aluguel nessa mesma época todos os anos e tomaram a decisão de avançar com o aumento justamente quando vimos o desemprego disparar em todo o país e aqui na Flórida. As pessoas estão lutando para pagar aluguel e muito menos conseguem arcar com um aumento agora”, disse Eskamani.

Carta

Carta recebida pelos moradores. Imagem: Fox35.

Para amenizar, a empresa lembra os inquilinos que alguns vão receber ajuda do governo aprovada pelo congresso. “Queremos lembrá-lo da assistência federal de que muitos são elegíveis para …”, menciona a carta.
“O dinheiro que estamos recebendo do governo deveria ser para nós sobrevivermos. Comida, itens essenciais e tudo o mais. E não usar todo esse dinheiro para poder cobrir nosso aluguel”, desabafa a moradora que não quis se identificar com receio de represália.

Em outro aviso dado aos residentes, a empresa disse que vai tentar ajudar aqueles que “puderem documentar que seu emprego foi impactado e que solicitaram a assistência significativa disponível a eles na forma do aumento dos benefícios de desemprego”.

Os moradores pediram ajuda à deputada e outros políticos que estão trabalhando para descobrir se existe uma solução possível ou pelo menos alguma ajuda do HUD.

Por sua vez, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA divulgou uma declaração própria dizendo que a agência não é responsável diretamente pelo aumento e lembra que o momento é de compaixão:

“Trata-se de um imóvel que participa do programa LIHTC (Crédito de Imposto sobre Habitações de Baixa Renda) por meio do Internal Revenue Service (IRS). Essas propriedades baseiam seus aluguéis nos limites de renda que o HUD publica todos os anos neste momento, conforme nosso mandato. Como este é um programa de IRS, o HUD não tem controle sobre como os aluguéis são definidos. No entanto, o secretário Carson e o presidente Trump incentivaram fortemente os proprietários a exercer compaixão com seus inquilinos que foram afetados pela pandemia do COVID-19. Esse aumento de aluguel não é exigido ou sugerido pelo HUD e estamos surpresos que um proprietário esteja tão descompasso com o momento em que estamos vivendo para procurar um. ”

A Concord Rents emitiu a seguinte declaração: “Reconhecemos que estamos no meio de tempos sem precedentes e muitos residentes da Flórida sofreram dificuldades econômicas como resultado da atual pandemia global. Somos gratos por nem todos os nossos residentes estarem passando por essa dificuldade econômica. Na medida em que qualquer uma de nossas famílias teve sua renda afetada negativamente, continuaremos tratando de suas circunstâncias individuais e acomodando-as adequadamente”. Com informações da Fox35 e WESH 2 News.

O post Residentes da região central da Flórida enfrentam aumento de aluguel em meio à pandemia apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News